terça-feira, 24 de novembro de 2020

Atualização do patrimônio financeiro de Outubro/2020

Vida Pessoal

Mergulhado em trabalho, prospectando meu negócio. Tem dado certo, estou distribuindo mais trabalho, ao invés de me envolver tanto no operacional como sempre fiz. Ainda precisando me envolver programando (pra quem não sabe, eu trabalho em T.I. e desenvolvo sistemas), e isso me ajuda a conquistar projetos com os pés no chão.

Recebo quase diariamente uma enxurrada de propostas de recrutadores, e também do exterior. Eu não tenho mais paciência pra isso, fazer provinha, cara lavada fingindo que está super empolgado pra vestir a camisa. Não visto mais a camisa de ninguém. Mas olha que contraditório: estou promovendo meu negócio, e constantemente fico em cima para quem me acompanha corresponder, se empenhar. Parece que estou fazendo o mesmo papel que esses recrutadores estão fazendo por tabela. Não sei se estou agindo certo, eu sempre fui muito exigente comigo mesmo, e acabo fazendo isso com quem me acompanha. Já dispensei, contratei, lidero um dos times de desenvolvimento com 10 programadores. Estou numa posição que mistura liderança técnica, articulador, gestor ágil e fecho proposta de projeto. Já estou executando 4 projetos simultâneos, e prospectando mais 2. E de quebra, entro no time, coloco a mão na massa e programo para entregar. Pode me chamar de Severino 😁

Embora pense assim, quando afirmo que não visto a camisa de ninguém, na verdade eu visto a minha. Quem corresponde, com certeza ganha muito também. Cada um veste a sua camisa. Se é bom pra mim e bom pra quem quer fazer negócio, então fechamos negócio. Esse sentimento coletivista só mostra que isso não se sustenta, pelo menos pra mim.

Comentei sobre eleições americanas, deu ruim pro laranja. Não estou nem aí, estou numa vibe diferente, com viés libertário, sem preocupação em ser profundo conhecedor, só sei que detesto governo, que se explodam todos eles. Me preocupo com o que posso controlar e pago impostos pra não me encarcerarem.

Acho que sempre fui liberal, ou libertário (há diferença, amiguinhos) e nunca soube na prática.

Finanças Pessoais

Por enquanto, mantendo aqui como diário de bordo. Juntando que andei priorizando outras coisas, a verdade é que ando um pouco sem paciência para investimentos. Estou com um caixa grande, superior a 300k, e não estou motivado a colocar em bolsa, nem aqui, menos ainda no exterior.

Fiz um "seguro" com opções, ando com certo receio da bolsa começar a cair muito. Não ando confiante, com a bolsa quase batendo os 110k. Estou postando aqui em 24 de Novembro, praticamente não terei tantas novidades se postar mais cedo a atualização, apenas o montante financeiro. Também protegi em lateralização a empresa que mais estou posicionado, Locaweb, e andou tendo uma retração recentemente. Caso caia mais, vou ganhar uma grana, que usarei para comprar mais. Tem casa de análise projetando ela para acima de 90 reais, acho uma empresa boa, não achasse não estaria esse tempo todo nela.

Holdando Petz. IPO da Rede D'Or já está pra sair, devo entrar. Mais um FII que pedi reserva em uma nova emissão, de leve.

Atualização do patrimônio financeiro

Subiu devagarinho, mas subiu. Fiz um aporte de 20k. Em comparação ao último fechamento, o patrimônio subiu 42k brutos. Adicionando aos 20k de aporte relatado, somo 2 milhões e 74 mil reais

As prioridades estão mudando, próximo fechamento vou fazer um aporte de "apenas" 10k por dois motivos: estou pagando pesados impostos de retroativos que o governo adiou para lidar com a pandemia, as contas chegaram juntando com as atuais; e estou fazendo caixa proposital na conta da empresa, que venho separando para um provável período sabático que estou querendo fazer mais pra frente, sem fanboyismo. Minha intenção é, quando meu negócio estiver mais em piloto automático, quero usar parte deste capital que não contabilizo como patrimônio oficial, para fazer o que bem entender, e até investir em algum produto. Sempre tive vontade, mas também sempre priorizei projetos com retorno financeiro imediato.

Continuo sem tanta paciência, mas até que escrevi mais dessa vez. Acho que está claro que as prioridades estão mudando, e já cheguei nos meus 40 anos. Missão cumprida por aqui, e como já comentei, atingi o dobro do que esperava ao alcançar a idade, ou seja, esperava ter 1 milhão de patrimônio nessa idade, tenho 2.

Abs.

8 comentários:

  1. Olá Sr Sirigueijo! Já antecipo que, belo post e fechamento! E gostei do que disse "viés libertário", pois parafraseando Mises, "Idéias e somente idéias podem iluminar a escuridão..." somente este para nos dar um futuro melhor, seja a nós ou nossos filhos!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado!

      Muito bom, eu costumo ler Mises, um dos poucos que acompanho. A mensagem central é: "dependa o máximo possível de suas ações e pensamentos". Associo diretamente com a filosofia estóica, procurando não sofrer com o que não posso controlar. Não posso controlar governos, mas posso fazer tudo o que for possível para ser o menos impactado possível por essa entidade coercitiva.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Cara, também sou liberal mas torcia pelo Trump, a direita nem liga muito para os liberais (até compartilhamos muitas coisas em comum, exceto o conservadorismo), mas a esquerda abomina qualquer coisa que não seja esquerda. O laranjão não ter ganhado representa um perigo grande mesmo, a médio prazo, principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preferia também, mas não tenho poder de decisão em uma instituição coercitiva e coletivista. Sempre torcemos para menos estado e mais viés pró mercado, mas não podemos decidir por nós mesmos, e temos que nos adaptar ao que impacta direta ou indiretamente nossas vidas.

      Esquerda é doença, não vou nem perder tempo destilando toda a abominação e contradição que representam em tudo, principalmente por não terem conhecimento básico em economia. Deixo o mundo de pôneis e unicórnios para eles desfrutarem.

      Excluir
  3. Olá, acabei de conhecer seu blog, vou tentar ler do começo pra entender sua trajetória, já está bem avançado, 2M de patrimônio! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo, e agradeço de antemão pelas felicitações!

      Excluir
  4. Fala meu caro, essa parte do "vestir a camisa" é muito verdade, pensou um pouco parecido com você, mas eu aceito vestir a camisa de outra pessoa caso concorde com a missão e os valores que ela propoe, sem falar também do potencial do negócio, mas a parte de ter que fazer cara de feliz e ficar saltitando pra conseguir emprego eu to fora, não faço mais processo seletivo, uma das coisas que mais odeia é dinâmica, credo!!!! Livrai-me de mim isso hahaha

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeito de comentar, acho um saco e não tenho mais paciência. Tudo o que as empresas querem, é que você dê esse sorriso amarelo que morre de amores por ela. Ela só está pagando o mínimo possível para que obtenha o maior lucro possível com o seu tempo e a sua capacidade de gerar lucro pra ela. Caso isso um dia não aconteça mais, ela vai meter um pé n sua bunda. Veja quantos bocós ficam no LinkedIn fazendo juras de amor por seus empregadores, mas basta vir alguém e oferecer mais dinheiro, e pronto, acabou o amor. Eu prefiro não me enganar. Não há nada de errado nesse tipo de troca, todo mundo deseja lucrar, o ponto que enfatizo é de ser um bocó. Não existe benevolência em relação de trabalho quando falamos de corporações, públicas ou privadas.

      Quem colabora comigo, espero que ganhe muito mais que eu, pois ninguém alcança nada sozinho. O vestir a camisa se torna genuíno quando as partes fazem negócio e não existem entrelinhas.

      Um abraço!

      Excluir