quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Atualização do patrimônio financeiro de Setembro/2020

Mês fraco pra bolsa. Patrimônio praticamente não saiu do lugar. Certo receio com eleições americanas, novo bolsa família e aparente enfraquecimento de reformas. Felizmente estou postando quase no final de Setembro, e as coisas parece que melhoraram.

Post curto para manter o diário de bordo. 25k aporte com bruto em 2 milhões e 12 mil, subida pífia total de 11 mil graças ao aporte para não ter ficado no vermelho.

Não tô com muita paciência pra escrever, não estou num momento bom. Ando sem saco de pensar em assuntos para o blog, e ando pensando em interrompê-lo. Talvez só manter para ter o histórico. Parece que o desânimo atingiu em cheio a galera, e comigo não foi diferente. Acho que esse negócio de isolamento, máscara e tanta restrição, mexeu com o ânimo de todo mundo.

Fui.

8 comentários:

  1. acho que vale a pena como um diário, se não preferir usar papel
    vc tb tem a opção de deixar o blog acessível apenas para vc

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ideia, vou pensar a respeito. Obrigado pela dica. Um abraço!

      Excluir
  2. Também acho que vale a pena manter como um diário, sem pressão para fazer algo elaborado.

    Se possível continue, já vim aqui no blog várias vezes e acho que nunca comentei, mas sempre aprendo algo por aqui. Inclusive na parte pessoal/profissional já que também sou da área de TI.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de certa maneira sinto uma obrigação em manter a cadência de postagens. Porém, como comentei na atualização mais recente, as prioridades estão mudando.

      Ando pensando em postar mais detalhes sobre minha saga em TI. Talvez enriqueça um pouco mais aqui, só não sei se será de muito interesse para os demais leitores.

      Um abraço.

      Excluir
  3. É foda, psicológico de geral abalado e sendo comido aos poucos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparei que muitos da finansfera fecharam seus blogues, se afastaram ou congelaram suas postagens. Ontem fui ao Centro e fiquei assustado, não achei que tivesse tanto restaurante fechado ainda. Até mesmo os mais tradicionais da época quando trabalhava em escritório. Essa pandemia mexeu não apenas na saúde financeira, como também na emocional.

      Excluir
  4. Seria uma pena. Leio seu conteúdo desde 2017 (acho que antes, talvez 2016) e você sabe que é inspiração para muita gente. Principalmente para nós, os millenials, que fizeram faculdade a noite e trabalharam de dia, e hoje se esforçam para crescer nas respectivas profissões e investir parte do salário que gira em torno de 5k bruto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei? Talvez muita gente seja demais ;)

      Já passei por isso, sei que não é fácil. Fazia estágio e faculdade, praticamente o dia inteiro dedicado. Mas como já comentei por aqui, guardo parte de tudo o que já obtive de salários, bolsas e afins, desde o primeiro cheque de estágio. Meu primeiro chefe chegou a me perguntar se eu não iria descontar o cheque, nunca tive pressa e sempre fui disciplinado com isso. É algo meio que natural pra mim.

      Sobre finanças em geral, imagine que na época não tinha praticamente nada por aí sobre o assunto. Não tinha YouTube com toda essa avalanche de conteúdo, mal tinha corretora. Investimentos sempre foi algo de muito pouco interesse na cultura do brasileiro, e ainda vejo um espaço enorme para crescer. Sempre remei contra a maré, e isso continua me ajudando até hoje nos projetos que sigo de maneira mais independente. Continue trabalhando duro e persistindo, não caia na conversa mole de muitos que só querem direitos, mas ninguém quer deveres. Se não for uma escolha consciente ficar na média, lute para conquistar e não dê ouvidos para as conversinhas vitimistas.

      Excluir