quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Estou vivo

 Olá pessoal.

Cheguei nos 3MM. Finalmente percebi que bolsa não enriquece, apenas potencializa. Por isso, aprendi que dar prioridade a trabalhar e fazer dinheiro é o que de fato nos faz enriquecer.

Tanto que foi graças aos aportes estupendos que fui capaz de chegar neste patamar. Então, se ações acompanharem a possível projeção de juros para começarem a cair (ao menos por aqui), então pode ser que as ações (ao menos de tecnologia e varejo) voltem ao patamar antes de iniciarem a subida de juros. E claro, se os respingos da recessão global não impactarem tanto o mercado brasileiro.

Com isso, já ando me mexendo para aumentar a exposição em ativos mais na defensiva. Claro que ainda não é o momento de reduzir em empresas de crescimento, mas aos poucos já comecei a exercitar o rebalanceamento. Minha intenção é (se) chegarmos em um patamar entre 7 e 9% de juros, para ter uma relação entre dividendos / crescimento utilizando o princípio de Pareto 80 / 20.

Estou em uma transição que tenho expectativa de reduzir drasticamente a carga de trabalho e responsabilidades. O patrimônio atingido já me proporciona um bruto de 25 ~ 30k mensal (nos patamares atuais) caso colocasse em cestas de investimento de renda fixa conservadores e de rentabilidade mediana. Isso é mais do que julgo suficiente para ter uma vida suficiente e livre.

Continuo estudando e estou fazendo planos de ficar uns tempos no exterior. Tudo escolha própria.

Espero que estejam bem.

7 comentários:

  1. Parabéns.
    Você chegou num patamar onde poucos chegam.
    Sobre RV, ações podem ajudar bastante no aumento de patrimônio, especialmente nos casos em que a renda da pessoa não é alta, mas ele tem uma quantia ao menos razoável investida.
    Mas pra isso não deve haver puverização do valor investidor em várias ações. Deve se concentrar em pouquíssimas ou mesmo em 1 ação um valor considerável de patrimônio.
    É algo considerado arriscado, mas que pode não ser tão arriscado quando o investido acompanha determinada empresa a algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns continue com as postagens. Poder
    ia mostrar seu portifolio.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que está vivo, Milionário kkkk

    e que bom que chegou aos 3KK, depois de tanto trabalho
    espero que a transição corra bem e você possa aproveitar mais o fruto do seu trabalho - mas, volte pra contar pra gente

    ResponderExcluir
  4. Show de bola, com 5k dá pra viver bem, com 25k dá pra viver muito bem!! Abs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo patrimonio. 30k bruto mas tem que considerar inflação. Por aquela regra dos 4% que o AA40 gosta de divulgar, e super conservadora, daria pra ter uma retirada de 10k mensal pro resto da vida

    ResponderExcluir
  6. se está vivo, pq não posta mais nada?

    ResponderExcluir
  7. Melhor coisa é estar vivo! kkkk

    Boas viagens, aproveite pra conhecer esse nosso mundinho!

    Abraço

    ResponderExcluir