segunda-feira, 1 de março de 2021

Atualização do patrimônio financeiro de Fevereiro/2021

Mês de zero a zero, praticamente.

Vida Pessoal

Voltando aos poucos com caminhadas. Saúde naquele esquema de melhora, piora. É incrível como nossa mente e corpo fazem de tudo para nos sabotar, para ficarmos em zona de conforto.

Até que eu aprendi algo interessante no projeto novo que peguei. Apesar de não ter tido muita informação, me virei e consegui fazer. É bem importante termos que ser auto-didatas, principalmente neste ramo.

Andei dando um gás maior que o de costume para os projetos andarem. Queria diminuir o ritmo, mas aos poucos estou delegando e tirando uma diferença pra mim conforme vou colocando as pessoas nos times. A ideia é que eu pare de me envolver tanto no operacional quanto ainda o faço.

Games ando devagar, tenho assistido mais filmes e uma série, que terminei as poucas temporadas.

Apesar do trabalho me consumindo, tenho procurado me permitir mais tempo de ócio. Muitos "especialistas" vendem que devemos ser super produtivos, mas não acho que deva ser praticamente o tempo todo. Claro que devemos usar nosso tempo com mais sabedoria, mas o ponto é usarmos de forma mais consciente, concentrada e definir resultados a serem alcançados. O tempo de olhar pro teto também é importante para a saúde mental.

Finanças Pessoais

Meu receio da última atualização meio que se confirmou. De um lado, esses governantes imbecis que nada sabem ameaçando tirar novamente a liberdade e o pão das pessoas. De outro, intervenções nas empresas estatais. Eu resolvi sair pouco menos de uma semana antes da bancarrota da Petrobras, das ações do Banco do Brasil. A verdade é que fiquei de saco cheio de estatais. E também não queria pegar grana do fundo de oportunidade para comprar mais ações, especificamente do IPO da Orizon que, diga-se de passagem, esperava muito mais. Governo só faz merda, em todos os sentidos.

Também entrei no follow-on da Locaweb. Como normalmente eventos assim resultam em correção, meu intuito foi de fato contribuir com o caixa da empresa, com seus planos ambiciosos de aquisições. Há quem questione, pois poderia ter comprado mais barato a mercado, mas minha intenção foi contribuir diretamente com ela mesmo, principalmente depois de tanta subida desde o IPO.

No mais, foram meus únicos movimentos.

Atualização do patrimônio financeiro

Mantendo o diário de bordo, com a relevante correção do IBOVESPA e a recuada da Locaweb, que hoje exerce grande influência em minha carteira, fiz um aporte de 20k e os rendimentos de investimentos foram de -5k, subindo apenas 15k em relação ao último fechamento. Com isso, patrimônio total em 2 milhões e 325 mil reais. Eu cheguei a ver passar de 2.5kk, mas foi uma sequência de bosta que derrubou tudo.

Post desmotivado de manter diário de bordo, diferente da última atualização. Foi como se o mês fosse praticamente perdido.

Ainda temos 10 meses pela frente, para chegar nos 3 milhões. Mas sem neura.

4 comentários:

  1. Que bom ver que está se recuperando!
    2020 foi um ano defícil para todos nós, pra mim na questão da saúde foi terrível! Bom que abre os nossos olhos e começamos a focar um pouco mais no nosso bem estar mental e físico, principalmente nesta área que abusa de nossos cérebros, a tal da tecnologia! :)

    Tendo em vista que você gosta das empresas de tecnologia, não pensa em investir fora? A bolsa americana oferece umas empresas bem legais.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário. Aos poucos, vamos indo...

      2021 será também um ano difícil, pois ainda pouco se sabe sobre o que começamos a enfrentar. A verdade é que não nos livraremos desse vírus assim, como muitos dizem "quando acabar", isso não vai acabar. Assim como é a gripe, tem N variantes e iremos conviver com ela, quem sabe até chegarmos ao ponto de termos acesso à vacinas que lidam com N variantes, assim como hoje temos acesso à vacina contra gripe comum para tomarmos anualmente.

      Eu também ganhei um pouco de peso, e tornei a fazer atividades físicas. Tornei a jogar videogame e distrair mais a mente, e não me afundar tanto em trabalho quanto antes. Maiores detalhes, na próxima atualização ;)

      Não penso em investir fora. Já pensei, mas com as injeções descontroladas de dólares, acredito que isso não vai acabar bem. Esse ano será meu ano limite para seguir pesado em empresas de crescimento, aos poucos já venho me posicionando em empresas mais previsíveis e melhores pagadoras de dividendos.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Rapaz, esse negocio de ser workholic, megaprodutivo etc... só se vc tiver com seu emprego em perigo.

    muito melhor ter uma vida mais leve, tranquila. E onde está essa leveza toda e essa tranquilidade? Está dentro de nós mesmo. Mas estamos sempre querendo por a culpa no outro. A responsabilidade por ficar stressado, preocupado, é só minha.... assim como é minha responsabilidade de ficar feliz, de me sentir bem.

    Se alguem ou alguma coisa te deixa stressado, é pq vc permiti isso.

    Graças a deus aprendi a viver de forma tranquila.

    Rumo a IF

    bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando encaramos nosso ofício com naturalidade, sem esse peso negativo que normalmente se dá, termos como workaholic ou ser mega produtivo perdem um pouco de sentido. Hoje eu me vejo um pouco assim.

      Claro que estar bem consigo mesmo tem muito a ver com a maneira de como você lida com sua vida, não apenas em um aspecto profissional. Já vi alguns da finansfera comentarem e reforço sobre procurar praticar o Estoicismo. Inclusive esse ponto que comentou tem bastante a ver com essa área da filosofia: assumir a responsabilidade, ainda mais em tempos tão difíceis em quesito de pessoas firmes e conscientes.

      Eu procuro relevar muita coisa, e no patamar que cheguei, estou aproveitando mais a jornada. Viver de forma mais tranquila, depende unicamente do indivíduo, ainda que vivamos em contexto caótico.

      Obrigado pelos comentários, sigamos firmes.

      Excluir