terça-feira, 20 de abril de 2021

Atualização do patrimônio financeiro de Março/2021

Lenha à vista, Locaweb deu uma boa encolhida, mas estou sussa. Não vejo motivos racionais para diminuir posição em uma empresa que tem feito o dever de casa e está, em minha opinião, muito à frente no setor.

Vida Pessoal

Caminhadas seguem firme. Virando hábito (espero). Acho que estou me deixando levar por "promoções" em games, compro mais do que possuo capacidade de consumir. Preciso rever esse comportamento urgente.

Sem muitas novidades nesta atualização.

Finanças Pessoais

Locaweb caiu bastante, como comentei no início. Me segurei e não vendi nada, o episódio me ligou um alerta para retomar a estratégia de ir colocando no bolso, e assim ir movendo conforme desejo para empresas mais previsíveis e melhores pagadoras de dividendos.

Praticamente tudo em piloto automático, estou com um caixa grande, sem destino, e aumentando. Voltando os meus olhares para o mundo cripto, principalmente preocupado com a impressão de dinheiro desenfreada global.

Atualização do patrimônio financeiro

Mês que me lasco, não fico muito animado de comentar, mas faz parte. Como poucas vezes na história deste blog, tivemos uma retração de patrimônio. Mantive o aporte em 10k como estabeleci o costumeiro. Retração bruta em -96k. Patrimônio bruto total em 2 milhões e 229 mil reais.

Acredito que virá uma recuperação na próxima atualização, ainda mais com os ânimos da Locaweb entrar no índice IBOVESPA, o que tem grande probabilidade de acontecer. Se isso acontecer mesmo, os fundos que copiam os índices terão que comprar, e se o que costuma acontecer se confirmar, provavelmente teremos uma abrupta valorização dos papéis.

Meta anual mais longe, mas ainda confiante de que é possível. Até a próxima atualização.

6 comentários:

  1. Essa questão de comprar mais jogos que consigo jogar eu resolvi em 2019. Tenho 350 jogos na steam e minha biblioteca fica organizada por ano de compra dos jogos. Em 2019 vi que tinha jogo que eu tinha comprado em 2010 e não tinha jogado. Então parei de comprar jogos enquanto ainda não tivesse jogado os antigos. Atualmente estou jogando os jogos que eu comprei em 2018. Claro que se eu ver um jogo e quiser jogar eu compro, só parei momentaneamente com aquelas compras só por que estão em promoção.

    Outra coisa que eu achei legal é garimpar sua própria biblioteca de jogos, busquei jogos que eu já tinha jogado, mas pouco, 1 ou 2 horas, e achei muitas pérolas escondidas. Jogos muito bons que eu tinha descartado sem jogar o suficiente devido ao imediatismo de que o jogo tem que ser perfeito já nos 15 primeiros minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua estratégia. Eu organizei um quadro estilo Kanban, com quatro colunas: para comprar, começar a jogar, jogando e zerado. Coloquei cada "atividade" como um jogo, e ali eu tenho uma foto da situação e assim não me sinto tão perdido em tantos jogos.

      Descobri jogos que estava desejando, e que já tinha, por exemplo. Realmente isso é um impulso, felizmente eu costumo comprar muito baratos ou em bundles, e isso não impacta tanto assim nas finanças.

      Existe uma contradição aí: quando mais novo, não tinha acesso tão facilitado, custava muito e praticamente estrangulava cada jogo. Hoje é muito mais acessível e barato, mas naturalmente temos outras prioridades na vida. Parece que busco suprimir a "escassez" que vivenciei no passado, sendo que mal dou conta de sequer ter jogado muitos deles.

      Excluir
  2. Belo aporte e patrimônio. Retração é teste para quem tem realmente estomago e sangue frio. Aguentar 96k negativo não é fácil, mas sigamos confiantes. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota estômago nisso. Mais uma vez tomei na fuça achando que Locaweb teria uma valorização monstra entrando no índice, esperando que fundos que copiam o índice começassem a comprar loucamente. Mais um aprendizado pra conta, não dá para criar expectativa em um mercado operado por investidores que agem com a emoção.

      Excluir
  3. Segundo o livro "Hábitos Atômicos", embasado pelas pesquisas do doutor e cirurgião Maxwell Maltz em 1950, você precisa manter uma atitute/rotina por 21 dias até que ela fique sólida como um hábito em sua vida. Continue constante com suas caminhadas, colega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia eu me sinto mal se não faço a caminhada. Quando deixo, já posso dizer que é raro, por algum fato que impactou. Se não virar hábito, realmente fica difícil manter.

      Excluir