domingo, 3 de janeiro de 2021

Atualização do patrimônio financeiro de Dezembro/2020

Nem esperava tamanha subida com um aporte tão menor comparado com todos os demais meses deste ano. Bolsa em fim de ano dá mesmo um ar de otimismo.

Vida Pessoal

Bom, fiquei um tempo de molho me recuperando do covid. Foi bom de certa maneira, que dei uma desacelerada, e pensei bastante sobre que rumo vou tomar no ano que vem. A sequência de azar cedeu, e mês de Dezembro foi um mês muito melhor em comparação com Novembro.

O processo seletivo que estava participando foi congelado, pois estava sem condições de fazer uma entrevista longa, por ainda estar com sintomas do vírus. Como eu estou envolvido com outras frentes de trabalho, não me preocupei em tentar acelerar as coisas por este lado. Está prevista a retomada para início de Janeiro, desde que eu estivesse em condições de seguir, e hoje já me sinto muito melhor.

Falando sobre como passei com o vírus, eu tive sintomas bem leves. Por não ser tão novo assim e por ter um histórico de problemas respiratórios, eu pensei que pudesse sentir mais que a média, mas felizmente passei muito melhor do que eu esperava. Parentes próximos tiveram complicações, e me dispus a ajudar para levá-los para fazerem exames e não podia deixar de fazer contribuição financeira, tanto em grana mesmo, quanto em pagar por coisas que nos ajudassem a ter mais praticidade e menos trabalho, pois tivemos que priorizar o repouso e de evitarmos de fazermos qualquer tipo de esforço físico. É nessas horas que entendo com mais convicção que não são todos que podem tocar trabalho remoto como eu faço.

Esse tempo que fiquei mais de repouso e resguardo, aproveitei para jogar mais games. Como eu peguei uma máquina nova (a minha chegou a ser consertada, mas logo em seguida apresentou mais problemas e voltou para reparo), eu me obriguei a tentar usar um outro sistema operacional junto com o que veio instalado. Minha expectativa é que eu pudesse finalmente jogar os jogos que antes não podia, por incompatibilidade de sistema operacional, e usar o melhor para seguir trabalhando. Óbvio que tive problemas e coisas que não funcionam tão bem assim, e fui fazendo os experimentos para ir até onde conseguia ter um ambiente de trabalho redondo. Tem alguns poréns, e pretendo em algum momento instalar um Ubuntu como dual boot mesmo.


Que jogo brabo, PQP

Pensei muito no que quero aproveitar mais o patrimônio. Ok, eu acompanho investimentos, gosto de games... Mas já quis por exemplo investir de alguma maneira em me especializar mais em uma dessas áreas. Na área de games, se investisse nela, iria aproveitar meu conhecimento de programação para enveredar mais nesse caminho, mas pensando de maneira bem prática, a indústria de games está muito abarrotada já. Um cara já nos seus 40 anos ingressar numa indústria bastante consolidada, não vejo caminho prático para que isso um dia seja uma fonte de renda, por exemplo. Iria para o lado de hobby sem expectativa de retorno financeiro, mas também sei que não gosto tanto de programação assim para investir em uma área puramente como hobby.

Eu até hoje não tenho conhecimento profundo de indicadores fundamentalistas, e não tenho vergonha nenhuma de assumir. Parece que eu desenvolvi um certo feeling que hoje me faz acertar mais que errar, e o patrimônio que venho atualizando comprova isso. Se eu tivesse uma leitura mais assertiva de indicadores, poderia estar inclusive com o patrimônio menor, não necessariamente é garantia de sucesso. É muito claro pra mim que o investidor médio age com a emoção, e pode ser o indicador (ou conjunto de indicadores) mais aparentemente relevante, mas se o mercado acreditar que é o contrário, não tem jeito, o papel vai cair. Não há explicação racional em um mercado irracional. Hoje o que mais me beneficia para ser paciente e resiliente em renda variável, é exatamente uma capacidade cada vez mais aprimorada de lidar com as emoções. A pandemia esse ano foi um grande aprendizado pra mim. Então, penso de repente em tirar as certificações CPA-10, CPA-20, aprender a analisar indicadores, analisar por conta própria balanços das empresas... Mas afirmo que nada disso até hoje foi tão determinante para chegar onde cheguei. Será se já tivesse melhores entendimentos, eu hoje teria um patrimônio muito maior que o atual? Tenho minhas dúvidas, não tem como concluir nada.

A impressão que eu tenho, é que não parece que eu goste realmente de algo. Eu não sou assim tão apaixonado por programação, eu gosto mas não sou tarado como vejo tantos nerds por aí. Hoje com a explosão de games e indústria de games em geral, eu acabei sendo bem mais seletivo do que era antigamente. Eu sempre gostei de games, e hoje por uma questão de tempo e prioridade, escolho a dedo para jogar algo. Talvez justifique eu alimentar meu gosto por games como consumidor mesmo, não como produtor como já pensei em seguir.

Em investimentos, a certeza que eu tenho, é que eu nunca vou querer trabalhar com algo que lide diretamente com o dinheiro dos outros. Eu me veria muito mais como um educador financeiro, do que um assessor através de uma corretora. Mas me desanima que o assunto, embora esteja provocando mais interesse, ainda é visto como tabu. Existe um desinteresse generalizado em trabalhar duro e aprender a investir, e quando vejo explodirem youtubers vendendo enriquecimento repentino com daytrade, só aumenta minha certeza de que o brasileiro tem um longo caminho a percorrer. Não sei se compensa o esforço de continuar remando contra a maré, só que no mundo de grana.

Acho que a verdade é que eu tô cansado de remar contra tudo. Ou estou num momento querendo pegar mais leve. Ser contra a matrix e os contos populares só me ajudou a chegar onde cheguei, mas talvez eu tenha me esquecido de aproveitar melhor o percurso. Eu sempre tive o olhar muito voltado para o amanhã, e hoje estou revendo seriamente isso.

Finanças Pessoais

Rede D'Or andando de lado, depois de um IPO aquecido. Não me preocupa, investimento é longo prazo.

O seguro de opções continua ativo, vai até meados de final de Janeiro. Estou amargando uma grana forte, mas estou bem sossegado, porque minha carteira em geral está subindo bem mais que a queda do seguro. Como já comentei, não tem como adivinhar se virá um novo soluço do mercado. Desta vez estou protegido, é pra isso que serve um seguro.

Essa Locaweb não pára de me dar alegria. Estava me organizando para colocar um pouco mais no bolso, no penúltimo pregão do ano ela deu uma recuada. Eu acabei comprando algumas poucas ações no fracionário por pouco mais que 75 reais, para completar mais um lote, e no último pregão do ano fechou passando dos 80 reais. Eu quase vendi um pouquinho para ficar ainda abaixo dos 20k pra não pagar IR, mas acabei segurando mesmo. O que falar de uma empresa que comprei praticamente todos os papéis no IPO a 17,25?


LoucaWeb 😜

Atualização do patrimônio financeiro

Meu aporte seria repetido em 10k, mas eu gastei aproximadamente 4k na máquina nova, então contabilizo o aporte em 6k. Em comparação com o fechamento do último mês, o patrimônio bruto subiu incríveis 104 mil reais. Com isso, fecho o patrimônio bruto de 2020, ano da pandemia, em 2 milhões e 225 mil reais.

Continuo fazendo caixa sem contabilizar como patrimônio oficial. Poderia facilmente chegar nos 2.3 kk de patrimônio oficial, mas resolvi não usá-lo como meta de investimento ou aporte.

Bom pessoal, tivemos um ano difícil, e não sabemos o que nos aguarda. Apesar das dificuldades, foi um ano que fiz muito dinheiro, e trabalhei muito também. Muita força e que tenhamos perseverança de que dias melhores virão.

4 comentários:

  1. Olá Sirigueijo!

    Como sempre, ótimos posts!

    Será que você chega nos 3kk esse ano? 😁

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nobre, obrigado!

      Quem sabe... Não quero contar, mas posso chegar ao menos próximo. Acho que temos muito o que ser resolvido internamente (no Brasil), então se eu não estiver errado, pode ser um ano bem desafiador.

      Um abraço, e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Parabéns pelos posts ao longo do ano e pela performance em um ano difícil.

    Curiosidade: Qual foi a sua estratégia com relação a moradia? Você optou por imóvel alugado ou adquiriu, se sim, financiou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Foi um ano de aprendizado em muitos aspectos, não apenas financeiro.

      Minha esposa recebeu o imóvel de herança, dei uma sorte tremenda nesse sentido. Cheguei a procurar financiamento antes de casar, mas felizmente escapei dessa armadilha.

      Excluir