terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Atualização do patrimônio financeiro de Novembro/2020

Que mês! Desde Novembro acumulando um monte de coisa dando errado em sequência. Deve vir sorte grande pra compensar tanto azar.

Vida Pessoal

Tô cansado. Pensando no que vou abrir mão ano que vem. Por mais que seja Severino, por mais que tanto faça, mais acúmulo surge e com a sequência de azar, tem me deixado mais desanimado. Sei que é uma fase (e que fase!). E ainda peguei o maldito vírus chinês.

Voltei a pensar seriamente em me candidatar para o exterior. O negócio é aceitar fazer essas provas idiotas que exigem, mas aí ganhar em dólar ou euro é que vai me ajudar a me proteger mais ainda comparado com nossa moeda. Estou participando de um processo seletivo, em duas paradas que é o que mais estão na crista da onda de empregabilidade em programação. Quem sabe, pego experiência, e aí mais maduro invisto mais seriamente em tentar algo lá fora.

Finanças Pessoais

Entrei no IPO da Rede D'Or, por enquanto estou bem. Um outro FII, por enquanto nada lá fora. Fiquei muito em dúvida se é um momento bom pra começar a colocar grana lá fora. De repente, se o plano de trabalhar lá pra fora vingar, já direciono a grana gringa pra investir direto lá.

Com a entra no IPO e no FII, reduzi um pouco a grana em caixa, mas ainda está bem relevante. Continuo firme e forte no seguro com opções, pois estou com receios no curto prazo. Estratégia de proteção, puramente. Ações em geral subindo, quase anulando com o prejuízo, mas a ideia é proteger mesmo, de quedas grandes que temo. Mesmo que erre, tomei a iniciativa, não tem como adivinhar o estouro da pandemia, mas o principal que aprendi foi que deveria ter tomado uma atitude.

Atualização do patrimônio financeiro

Como comentei na última atualização, aportei "apenas" 10k. Em comparação com o mês anterior, o patrimônio bruto subiu 31k, totalizando 2 milhões e 115 mil reais.

Próxima atualização será num aporte menor ainda. Gastei comprando outro notebook, pois o meu me deixou na mão, e esse foi um dos obstáculos recentes. Continuo com o plano de fazer caixa sem contabilizar como patrimônio oficial. Andei tirando algumas coisas que queria fazer da gaveta, e estou gastando sem piedade. Já estou cansado de apenas aportar e não aproveitar.

Fui.

8 comentários:

  1. talvez seja uma boa hora para mudança de ares

    mudar de país e conhecer uma nova cultura pode ser revigorante, desde que a distancia da família não seja mentalmente prejudicial

    os médicos andam dizem que vale a pena suplementar vitamina d3 para aumentar a imunidade - se for tomar lembre tb que é importante tomar tb a vitamina mk7

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz um experimento e fiquei 10 dias em outro estado aqui do Brasil. Realmente faz diferença, mas as limitações de deslocamento e de escolha acabam nos limitando muito.

      Meu nível de vitamina D realmente está baixíssimo, e estou seguindo um tratamento que inclui essa reposição. Esse MK7 não conheço, vou procurar me informar, obrigado.

      Um abraço!

      Excluir
    2. sugestão:
      https://www.youtube.com/watch?v=QETNWqoAeIo&feature=emb_title&ab_channel=RomuloJogaib

      abs!

      Excluir
  2. Milionário do fim de Outubro pra cá meu estresse acumulado com algumas situações mostrou as cara, tive sintomas de ansiedade como a anos eu não sentia.
    Tirei férias e também por conta da Pandemia acabei não viajando, tava pensando em ir pra Santa Catarina e desisti.

    O Investidor Precoce também já reclamou sobre sua rotina e seu cansaço.
    A gente tem que tomar cuidade com isso aí. No dia a dia a gente vai submergindo em preocupações, raivas e afins e meio que sem perceber vamos fazendo mal a nós mesmos.
    Já pedi pra sair de uma função pela qual sou reponsável, a partir de 2021 não terei mais esse encargo que só me causou raiva.
    Se possível coloque na balança, veja aí se você não tem obrigações que só servem pra atrapalhar.
    Tem coisa que não vale a pena, uma hora a gente morre e fica tudo aí.
    Gosto de fazer as coisas direito e fico chateado quando não consigo entregar um bom trabalho.
    Olha aí o resultado: Posso adoecer, quem trabalha comigo que não faz as coisas como deveria fazer e pelo qual minha função é atrelada, tá normal.
    Quem se preocupa, quem é responsável é que se fode. Desculpa a expressão, mas a realidade é essa, vivemos numa sociedade que leva quem é sério à morte.

    Minha meta é encontrar um "espaço" pra trabalhar em paz, mesmo ganhando menos, a partir do ano que vem vou ganhar uns 25% a menos, mas vai valer a pena e se eu ver que a situação não estiver boa peço exoneração e vou fazer outra coisa.
    Vender alguma coisa, sei lá. Tenho 36 anos e não quero viver doente por causa de terceiros.
    Vou me policiar e tentar lidar o melhor possível com o estresse, negligenciar esse tipo de coisa também é um erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou nessa, estou há meses com sintomas aparentemente provocados por ansiedade e estresse. Quando passo por algum evento de estresse, os sintomas agravam consideravelmente.

      Precisei desacelerar porque estou com sintomas de covid, então estou aproveitando para ponderar sobre esse ponto. Por um lado, gosto do que faço, mas eventualmente enfrento situações de estresse.

      "vivemos numa sociedade que leva quem é sério à morte", muito bem colocado. Eu venho fazendo muito para evoluir meu negócio, tenho rendas que sequer sonhava antes, principalmente quando era um mero empregado CLT. O que mais me incomoda, é que eu não encontro pessoas sérias, pessoas que queiram genuinamente "chegar junto". Tô cagando pros "fodões" técnicos, prefiro trabalhar com pessoas engajadas. Isso é muito difícil de se conseguir. Eu acabo carregando boa parte nas costas, e quem se ferra com os sintomas e com a saúde, sou eu. Mesmo quando era CLT, eu sempre fui muito engajado, e nunca me enganei que não sou o mais evoluído tecnicamente no que faço, mas sou movido por resultado.

      Em 2019, eu iniciei esse ciclo de trabalhar como autônomo para mais que um cliente. Me prometi que encerraria esse ciclo ao final do ano. O ano virou, fui empurrando com a barriga, até estourar a pandemia. Perdi projetos, fiquei quase sem nada, e isso me assustou. Me adaptei e consegui outros projetos, por conta própria, e por ter me assustado pela perda súbita, acabei me agarrando neles. Aqui estou eu novamente prometendo que vou largar algo quando acabar o ano.

      Com o patrimônio que já conquistei, me parece uma bobagem realmente continuar com tantas atribuições. Nesse sentido, que pensei em me candidatar ao exterior. Isso vingando, eu largaria no mínimo dois dos projetos que estou atuando, e receberia em moeda muito mais forte que a nossa. Acho que é um caminho factível, só preciso aceitar as regras de seleção e seguir em frente.

      Estou mesmo em um ponto, que estou começando a deixar furos. Eu não gosto disso, mas um dos projetos finda em Dezembro, então desacelerei propositalmente. Precisei repousar mais por conta dos sintomas de covid.

      Acho que fiquei tão aficcionado em aportar, e agora estou numa situação muito confortável. Só não estou crescendo muito mais, porque fiz um seguro apostando na queda da bolsa, então isso limita um pouco os ganhos. Mas não tenho do que reclamar, o patrimônio bruto continua subindo e na atualização de Dezembro, virá menor ainda. Tô muito pensativo sobre o contexto.

      Excluir
    2. Eu sou funcionário público, nunca tive empresa, mas imagino que deva ser difícil encontrar bons funcionários.
      Pela experiência que eu tive graças ao meu emprego, posso dizer que a maioria desses "fodões técnicos" são na verdade profissionais comuns querendo se impor ou aparecer, muitos desses nem trabalham de fato, terceirizam o que podem, quem trabalha é quem não aparece.

      Penso em empreender, mas anda não sei ao certo como e em qual setor, mas penso num comércio, talvez eletrônico.
      Vamos ver se desenvolvo alguma ideia até o início de 2021.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Me desculpe, mas acho melhor não revelar, para não colocar em risco o meu anonimato.

      Excluir