terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Atualização do patrimônio financeiro de Dezembro/2018

Postagem de fechamento de ano. Como estava esperando, não terei grande subida, e o que potencializou foi meu poder de aporte.

Vida Pessoal


Me acostumando com o ritmo de home-office. Engraçado é que eu sempre fui uma pessoa extremamente preocupada com horários, e nesta adaptação ando me atrapalhando neste quesito. Parece que inconscientemente relaxo pelo fato de trabalhar de casa, e então ando me enrolando com o andamento do trabalho ao marcar conversas e alinhamentos entre cliente e a equipe.

Vou retomar agora meu projeto pessoal, já acertei com uma outra pessoa. É a quarta vez que troco, vamos ver se agora consigo fechar uma versão mínima para ajudar o comercial. Estou confiante que agora a parada vai.

IRBR3 hein, chegou na casa dos 83 reais. O papel não pára de subir e eu fico de olho pra entrar com mais lotes caso haja uma queda forte, mas por enquanto não me parece que isso irá acontecer tão cedo. Mais uma vez, deveria ter confiado em minha intuição.

Projetos por fora, resolvi me fazer de esquecido. Ando numa vibe de desacelerar, e tocando o projeto pessoal já irá me dar trabalho suficiente.

Minha saúde parece estar melhorando. Estou indo à academia, me acostumando com a ideia, e pegando mais leve na alimentação. Meu vizinho não está indo, mas eu estou. Quero voltar a correr ao menos 15 km neste ano que está iniciando.

Fase de crise existencial passando, estou estudando análise fundamentalista para que eu assuma o protagonismo na escolha das empresas para me posicionar na bolsa de valores. A ideia é ver como os fundos de ações e multimercados irão se comportar neste ano de muitas promessas de bons ares. Minha intenção é sair de fundos e eu mesmo me posicionar em ações. Inclusive tentei outra vez me pendurar em assessor de corretora, e mais uma vez me decepcionei. Por isso decidi assumir o protagonismo e eu mesmo selecionar as ações. Agora é uma questão de ir planejando isso com calma e muito estudo.

Também resolvi voltar ao inglês. Minha mente vem abrindo para home-office para o exterior, e inglês conversação é mais que mandatório. Preciso criar um planejamento de cumprimento de aulas teóricas e de conversação.

Finanças Pessoais


Percebi que as rendas fixas não estão rendendo quase nada, mas são meu porto "seguro". Além disso, me posicionar em ações é assim mesmo: quando estiverem caindo, preciso comprar. É compromisso de longo prazo e estou ainda me acostumando em evoluir para este mindset.

As ações deram uma boa caída, assim como os fundos. Me posicionei mais em PETR4, aproveitando que caiu muito. É o único papel que pretendo me manter de empresa estatal, que oscila muito dependendo com as decisões do governo, e estou bem otimista que conseguirei tirar um bom lucro neste ano. Ando estudando alguns setores por um ponto de vista mais fundamentalista, e pensando se vale mais a pena em me tornar sócio de ações preferenciais, que são as que priorizam o pagamento de dividendos.

Se não fosse meu aporte de 10k, teria um crescimento patrimonial bem mais aquém comparado ao mês anterior.

Atualização do patrimônio financeiro


Tinha escrito primeiro mês de home-office, mas na verdade já estou no terceiro. Aporte mais relevante mesmo em um mês que costuma-se gastar mais que a média.

Rendimentos brutos aumentaram apenas em 4k. Mês anterior subiram 14k, baita diferença. Acredito ser muito o efeito de renda variável, pelo pouco que acompanhei. Sumarizando, cheguei em 1 milhão e 264 mil reais. Este foi o valor bruto de fechamento de 2018, tá é muito bom considerando que eu planejava chegar no grande milho aos 40 e ainda faltam alguns (poucos) anos pra chegar lá. Um plano ousado seria chegar em 1kk e 800k até meus 40 anos, e aí sim penso que seria um patamar razoável para "aposentadoria".

Como sempre concluo, até o ranking!

2 comentários:

  1. Legal suas metas pessoais, ter uma vida saudável é essencial.

    Criei um novo blog sobre hábitos saudáveis, se poder passe lá para ler, tem posts legais!

    http://emagrecerparavoce.blogspot.com/

    Feliz 2019!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, dei uma passadinha lá, me interessou bastante. Obrigado pela dica! Já estou fazendo as caminhadas por 45 minutos, mas não diariamente. Como fiquei um bom tempo sedentário, estou me adaptando ainda. Alongamentos e Yoga também estão em meus planos.

      Feliz 2019 também, um abraço e obrigado pela visita!

      Excluir