domingo, 2 de dezembro de 2018

Atualização do patrimônio financeiro de Novembro/2018

Saudações! Mês de crise existencial profunda.

Vida Pessoal


Segundo mês trabalhando remoto. Tivemos problemas sérios de comunicação, e eu não quis passar por cima de ninguém. Em breve haverá uma reviravolta, mas que tem tudo para que todos fiquem na mesma página e tudo flua melhor. Parte disso se deve à inexperiência de toda a equipe de trabalhar remoto, inclusive falando por mim. Tenho muito o que aprender também.

Meu projeto deu uma parada, mas porque estou organizando o segundo escopo. Além disso, quem estava tocando a outra parte relevante desistiu por motivos pessoais, mas eu desconfio que um dos motivos foi que não aguentou a pressão que eu coloquei. Além disso, ainda questionou minha capacidade técnica. Achei muita audácia! Fiz o que fiz de maneira consciente, para atender várias frentes, e ele se preocupou exclusivamente com código. Além disso, em termos de produtividade que eu esperava, eu acho que ficou aquém, mas não comentei, pois acho desnecessário. Quem me dera me preocupar apenas com isso. Tem gente que não entende o espírito de empreendedorismo mesmo. A boa notícia é que já arrumei um substituto, e lá vamos nós mais uma vez naquela lenga-lenga de explicar o que é o projeto, o que tem feito, blah blah blah...

Um dos projetos que ia fazer proposta comercial, decidi dar uma de desentendido. Senti cheiro de merda, e não vou ignorar meus instintos desta vez. Eu ignorei meus instintos de me posicionar ferozmente em IRBR3, comprei poucas ações em 67,75 e passa de 74. Devo fazer um swing trade de leve pra colocar algumas centenas de reais no bolso, apenas. Minha vontade é me posicionar ferozmente nela em algum momento. O outro projeto eu quero fazer a proposta comercial neste mês, pra quem sabe iniciarmos algo em Janeiro. Não estou querendo me envolver neste, penso em apenas delegar.

De saúde, fudido. Minhas escolhas em termos de alimentação e estilo de vida apenas tornaram isso possível. Peguei um atestado e vou iniciar academia, exercícios aeróbicos. Detesto academia, mas preciso forçar essa barra. Já ando combinando com um vizinho meu de longa data de irmos, assim talvez não seja tão entediante.

Caminhadas praticamente em dia, e agora vamos ver esse lance de academia.

E essa tal de crise existencial?

Sobre a crise, ando desanimado de atuar na minha área. Sempre as mesmas ladainhas. Eu penso em estudar mais sobre mercado financeiro, estratégias de operação, quem sabe robôs. O que aprendi foi tudo informal. De repente fazer cursos pagos de qualidade. Quero aprender uma linguagem de programação pra usar nesse contexto, mas ainda não sei em quê exatamente, apenas algumas ideias ainda consideradas vagas.

Não sei o rumo a tomar, e pra completar ando muito pensando no que fazer não apenas sobre trabalho ou estudos. Não tenho tido paciência nem pra jogar videogame, algo que sempre gostei. Fico dormindo, olhando pro nada, sem fazer nada. Fico com esse compromisso maldito de juntar dinheiro e investir, realocar quando há vencimento, eventualmente quando cresce dinheiro em conta preciso me preocupar com isso também. Ficar atualizando o patrimônio me faz de certa maneira prisioneiro à um compromisso que não vejo agora fundamento concreto. Ver meu nome lá no Ranking? Qual é o real objetivo disso? Será se de alguma maneira sou motivação para anônimos ou pessoas conhecidas da blogosfera de que eu, sendo uma pessoa bem mais ou menos, consegui chegar neste nível, e que qualquer um também pode? Isso aqui não anda movimentado, mas eu também faço jus. Não costumo ser participativo em outros blogs, e venho me limitando a apenas fazer esta atualização para permanecer no ranking.

Outra coisa que venho pensando é em mergulhar como trader. Passar a trabalhar com isso. Mas pra isso estudar muito antes de pensar em viver disso. Com o dinheiro que possuo, posso passar muitos e muitos anos sem um trabalho fixo. Me motiva muito mais no momento estudar sobre finanças do que tecnologias.

Finanças Pessoais


Fiquei surpreso. Tive uma rentabilidade bruta bem expressiva, dado que após o resultado da eleição, não fiz praticamente nada em renda variável. Mas tomei algumas atitudes de colocar boa parte de dinheiro parado em rendas fixas, e assim distribuir melhor os vencimentos no decorrer dos anos.

Permaneço com as mesmas ações PETR4, ITSA4 e SAPR4. Comprei apenas um lote de IRBR3, só pra ganhar uns trocados.

Atualização do patrimônio financeiro


Primeiro mês de home-office, ganhando bem melhor que antes. Aportei incríveis 8k, e ainda tive grana pro corriqueiro sem passar aperto. Se conseguir me manter neste home-office por algum tempo, consigo aumentar o patrimônio ferozmente apenas considerando aportes. Mas continuo pensando em deixar essa contabilidade de aporte um pouco mais folgada.

Rendimentos brutos aumentaram em 16k. Somando tudo, cheguei ao 1 milhão e 250 mil reais. Mais 1/4 de milhão conquistado. Para fechamento deste ano, este é um patamar perfeitamente aceitável. Quem sabe ainda sobe mais um pouquinho 🙌

Então, até o ranking meus nobres.

4 comentários:

  1. Fala Milionário, tudo bem?
    Cara, tirando a parte financeira passo por um momento de vida parecido com o seu. Quando digo tirando a parte financeira, digo por não ter patrimônio semelhante ao seu, o meu patrimônio é muito menor.

    Mas com relação ao trabalho passo pela mesma situação, não tenho perspectivas de mudanças ou mesmo de mehoras significativas no meu trabalho. Meu trabalho não é ruim, mas tem coisas que podem ser melhoradas e não sei se serão.
    Outro ponto cansativo pra mim é a burocracia, sou servidor público e quase tudo é demorado e enrolado para ser feito e essa burocracia muito provavelmente ão diminuirá, não no curto prazo pelo menos.
    Com relação ao ambiente de trabalho, não chega a ser ruim, embora tenha um colega de trabalho enrolão, o que as vezes me deixa puto.

    Mas o que fazer? A burocracia não vai mudar, as pessoas não vão mudar e rotina não vai mudar. Já pensei várias vezes em mudar de emprego e área, mas servidor público nesse sentido é geralmente apegado demais ao emprego, reclama, fica doente, mas não sai. Não cheguei ao extremo de ficar doente, mas as vezes penso em empreender pra ser mais independente, se que isso existe de fato.

    Com relação ao investimentos a Bolsa passa por um bom momento que não sabemos até onde vai, cedo ou tarde haverá uma acomodação e provavelmente um certa reversão nessa tendência, tem que ser o timing correto das ações pra não investir na hora errada.
    Hoje a Vale está subindo bem será se mantém? Cielo teve altas expressivas, enfim há muita especulação e uma montanha russa em algumas ações, mas quem tem dinheiro "sobrando" e está disposto a assumir o risco de na pior das hióteses perder um pouco, não tenho dúvidas que deve arriscar.
    Tem momentos na vida que arriscar é preciso. Poucos falam isso, mas essa é a verdade, sem se expor a um mínimo de risco fica muito mais difícil alcançar resultados expressivos em uma série de questões da vida.
    Eolha que sou um cara que nunca fui de arriscar. Mas reconheço a importância dessas ousadias de vez em quando, mas essa responsabilidade é nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, Anônimo. Percebe-se que há muitas histórias por aí e diferentes problemas e inseguranças.

      Eu não trabalho no setor público, não passa pela minha cabeça sequer fazer cursinhos. Acho um investimento de tempo muito grande e uma dedicação que não teria mais paciência de ter. Acho que meu tempo pra isso passou, e mesmo naquele tempo nunca tive paciência. Mas há quem tenha esse estilo de vida, o que não deixa de ser louvável.

      Ao menos o mercado privado costuma ser mais dinâmico. No modelo que estou, isso é mandatório, e tudo é muito visível. Quem não produz, em pouco tempo é descoberto. Mas já trabalhei em lugares que eram repletos de pessoas acomodadas e até casos de pessoas que ficavam vidradas olhando para um relógio da parede. Batia o horário, no mesmo segundo se levantavam e iam bater ponto. Achava isso muito bizarro. Lugares assim podia ficar o dia inteiro sem fazer absolutamente nada e estava tudo bem.

      A Bolsa de Valores sempre passa por momentos assim, e mais se lasca quem pensa que é uma aposta. Tem que estudar mesmo para movimentos menores para reduzir os riscos. Mas os riscos sempre existirão. Inclusive, em meus momentos que fico pensando no que fazer, ando pensando em investir ferozmente em estudar sobre mercado, em diferentes dimensões.

      Eu venho dosando minha tolerância à risco justamente pelo que você escreveu. No meu caso, colocando por alto 250 mil como capital de risco, se perder tudo (o que me parece muito improvável), permaneço com 1 milhão. Isso representa 1/5 do total bruto, o que me parece bastante aceitável. Não sou mais ousado, porque estabeleci esse meu "stop loss" mental.

      Excluir
  2. Parabéns pelo acumulo patrimonial, a caminho do segundo milhão!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, nobre blogueiro. Um dia quem sabe chegamos lá?

      Grande abraço, bons investimentos pra você também.

      Excluir