terça-feira, 1 de maio de 2018

Atualização do patrimônio financeiro de Abril/2018

Em primeiro lugar, relato aqui a tão penosa tarefa de declarar imposto de renda. Acho que ninguém gosta de fazer, só contadores que ganham em cima do desconhecimento de muitos para cobrarem por este trabalho.

Vida Pessoal


Decidi ficar! Fui pra empresa que fica aqui mesmo. Não quis correr o risco, apesar de saber que a vida aqui no país em geral está bem ruim. Acho que meu objetivo de estabilizar foi cumprido, mas ainda é cedo demais pra concluir.

Freelance caminhando para o final. Pelo andar das coisas, é possível quererem dar continuidade por dois motivos: estão gostando do trabalho que estou entregando (palavras deles) e tem muito, mas muito trabalho mesmo pela frente. Parte da subida do patrimônio deste mês se deve à parte deste trabalho que recebi.

Minha saúde anda bem melhor. Sinto que realmente meu tempo na empresa anterior foi desperdiçado neste quesito. Os horários são fixos, mas me permite programar de fazer outras coisas, o que é ótimo. Como o ritmo é bem mais sossegado, sinto que possivelmente terei condições emocionais de conduzir outras coisas sem atropelo.

Finanças Pessoais


Nem olhei as criptomoedas. Mais do que nunca certo de não contar, que vire pó. Vai que dou uma sorte.

Os robôs me deram um lucro muito legal! Algo na casa de 50% bruto, o que me permitiu um ganho de aproximadamente mil reais, em um dinheiro separado para isso de 2k e algumas centenas. Pra quem está começando, está muito bom, não? Claro que ainda verei de pagar os impostos por alguma calculadora de IR que ainda irei contratar, ainda estou vendo sobre este assunto. Então se forem mesmo os 20% de daytrade, o meu lucro líquido será algo em torno de 40%, o que mesmo assim é impressionante. A naba relatada em minha última postagem, recuperou o que havia "perdido" e o percentual é relacionado à minha posição inicial de 2k e quebrados, o que dá aproximadamente 1k líquido.

Continuo com dinheiro forte em conta. Sei que isso é um entrave pra ajudar na bola de neve. Prometo que irei resolver este mês. A grande questão é que estou muito indeciso mesmo.

E uma novidade: participei de dois IPO's: Notredame e Hapvida. Saí em ambos com um lucro de aproximadamente 20%, o que me permitiu uma soma de aproximadamente 7k. Isso me faz pensar em participar de mais IPO's, sabendo que não há garantia de sucesso nos próximos. Por algum motivo resolvi ficar de fora do Banco Inter, teve um rateio enorme e na estréia teve um aumento bom, mas pequeno em relação aos que participei. Então sairia ganhando, mas acho que não seria nada de demais.

Como saí da empresa anterior, recebi os encargos demissionais, então também recebi uma grana disso juntamente com o proporcional. Ainda não recebi as férias que não usufruí, deve entrar na conta na próxima atualização, se não resolver gastar 😎


Enfim, esse mês tô montado na bufunfa! Mas dependendo da calculadora financeira referente aos IPO's, então devo ter incidência de IR ainda pra pagar, se não tiver prejuízos a compensar vindo de antes.

Atualização do patrimônio financeiro


Vamos às contas: aporte de 7k, IPO em 7k, rendimentos dos investimentos em 6k, rendimento do robô 1k. Total em um único mês aumentando 21k. Patrimônio em 1 milhão e 152 mil reais.

Nos vemos no ranking!




4 comentários:

  1. Parabens pelo aporte + rendimento dos investimentos. como que funciona este robô de criptomoedas? Voce saberia me dizer aond eposso pesquisar sobre? Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grato, Sr. Gari.

    Existem configurações de robôs que são vendidas como pacotes fechados. Eu consegui pegar algumas dicas de quem possui esses produtos, e criei a minha. Não sei onde obter informações detalhadas disponíveis publicamente.

    Ah, e não configurei com criptomoedas, são com ações mesmo. Bufunfa já bateu em conta. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Declarar IR é realmente uma tarefa inglória. Eu detesto. Por isso mesmo faço devagar e com todo cuidado para não errar nada e ter dor de cabeça com a receita fazendo retificações etc.

    A saúde é o mais importante ativo de um homem, sem ela não podemos usufruir dos demais.

    Incrível como depois do primeiro milhão a coisa anda sozinha num ritmo acelerado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Investidor Concursado. Como escrevi, acho que apenas contadores curtem.

      Sobre a saúde, de fato. Eu estou começando a fazer os devidos deveres de casa neste quesito. Tô devendo muito e estou disposto a correr atrás do prejuízo.

      Depois do primeiro milhão, pelo patamar alcançado, parece que surge mais coragem para arriscar. Na próxima atualização, provavelmente virão rendimentos brutos no negativo (algo inédito), devido à minha maior movimentação na direção de renda variável. Venho exercitando como lido com isso, pois sempre senti conforto em ver o patrimônio sempre crescer. Afinal, "A Bolsa é um mecanismo de transferir riqueza daqueles que não têm paciência e sangue frio para aqueles que têm."

      Um abraço!

      Excluir