terça-feira, 5 de junho de 2018

Atualização do patrimônio financeiro de Maio/2018

Esse mês deu ruim. Resultado da minha maior exposição à RV, especialmente fundos de ações.

Vida Pessoal


Aquele início de emprego né. Tudo novo, aprender os termos, regras principais, reunião pra todo lado. O mesmo como costuma ser em todo início.

Freelance deu uma esfriada. Fiz tudo o que me comprometi, mas estão enrolando pra testar e dar o ok. Estou aguardando pra acertos, caso haja (e provavelmente haverão). Enquanto isso não rola, sem uma parte da grana. Talvez haja possibilidade de continuidade, mas dei uma desanimada. Tem dois projetos e uma provável retomada de pesquisa (outra linha) em curso.

Procurando os médicos aos poucos. Preciso fazer fisioterapia algumas vezes por semana. Aff! Mal me exercito, quanto mais isso. Mas preciso ver pra aliviar alguns incômodos. Na fila, mais três especialistas para procurar.

Finanças Pessoais


Vamos falar então do que interessa? Esse mês foi um desastre. Essa crise impactada pelos caminhoneiros, tentei fazer uma grana com opções e termos, mas me dei mal. Não esperava que o índice IBOVESPA fosse perder alguns milhares de pontos em questão de dias. Depois de uma grande queda, apostei que ao menos estabilizaria, ao compasso que me posicionei, e para minha surpresa teve um tombo maior ainda.

Acompanhando o desastre deste mês, eu coloquei uma parte do que estava "livre" em outro fundo de ação, mas infelizmente meu "timing" não foi dos melhores. Tanto ele, quanto o outro que já tinha, sofreram grandes desvalorizações. Como bem sabemos, este mês foi uma maluquice em questões de RV. Acredito que a galera no próximo ranking, bem mais posicionada que eu neste contexto, irão relatar perdas relevantes. Vamos acompanhar.


O que me salvou de não registrar uma queda no patrimônio, foi que eu fiz um aporte monstruoso de 16k, devido à parcela do freelance, mais as férias que não usei de onde trabalhava antes.

Registrei o mês anterior como o mês da bufunfa, esse foi o mês da choradeira. Para tentar recuperar um pouco, me posicionei em opções e termos de uma ação específica a vencer daqui a alguns meses.

Atualização do patrimônio financeiro


Aporte: 16k
Rendimentos dos investimentos: -9k
Perdas operando índices: -5k
Patrimônio em 1 milhão e 154 mil reais.

Até o ranking!

8 comentários:

  1. parabéns!

    abs!

    __________________________________________________________

    A persistência é o caminho do êxito (Charles Chaplin)

    ResponderExcluir
  2. Rapaz , foi pena pra todo lado e continua sangrando. Temos que ter paciencia. Parabens pela disciplina e boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte, nobre mancebo. Cada vez mais me convenço que a quantidade de dinheiro é o que menos importa nesse mercado que tanto oscila, principalmente em ano eleitoral. Importa mesmo é a relevância dos ativos.

      Seguimos persistindo!

      Excluir
  3. Ola milionário hehe meu nome é Maicon, tudo certo? espero que sim...
    desculpa escrever aqui nos comentários... sou novo na área financeira... vou fazer um pequeno resumo, tenho 23 anos, sou pobre como a maioria, mas com um sonho de ser independente financeiramente...eu planejo 4 salários mínimos pra me (aposentar e aproveitar) vamos la, tenho 4 fontes de rendas... emprego fixo, alguel de briquedos, cama elastica etc... vendas de muambas na internet, e mineiração com Rig de criptomoedas... consigo guardar uns 3000 ao mes...no momento estou com uma moto, carro pago... e terminando de pagar minha casa...lembrando que paguei só 50 mil a casa(uma pequena chácara, perto da cidade 5 KM(cidade pequena) então ta valendo...sai do aluguel etc.. ate final do ano pretendo terminar...a partir do momento que terminar de pagar a casa quero começar a idependecia... qual dicas vc me daria? como devo começar... quanto tempo devo demorar? como vc faria se tivesse na minha situação no momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito prazer Maicon, tudo tranquilo. Acredite, todo mundo já passou ou ainda vai passar pelo que está vivenciando. Muito bom que você tão novo já tenha essa preocupação, as pessoas começam a despertar nos seus 30 e poucos anos, isso quando se dão por conta.

      É razoável sonhar e projetar futuro. O que hoje é suficiente para você, amanhã pode não ser. Apegue-se antes de entender sobre investimentos, sobre levar uma vida mais simples, não se render ao consumismo, e adquirir disciplina de poupança. Você precisa sentir falta de poupar e este deve ser um de seus pilares rumo à liberdade e independência financeira.

      Ter várias fontes de renda é muito importante. Isso te dá mais flexibilidade e sensação de segurança. Pense que seus rendimentos "passivos" podem lhe garantir uma fonte de renda, como hoje eu possuo.

      Não conheço seu estilo de vida, suas necessidades pessoais. Mas você já deve ter ouvido ao menos falar que moto e carro são bens que só lhe trazem despesa. Pense sobre a necessidade de se manter os dois. Inclusive se é de fato necessário ter algum.

      Ter um imóvel é importante, e imagino que seja mais evidente em seu caso, por morar em cidade pequena. Mas permita-me sugerir que não deixe esse plano de futuro próximo estagná-lo. Alugar, ao contrário do que muitos pensam, pode ser bem vantajoso. Ter um imóvel próprio passa a sensação de segurança, que muitos sentem-se melhor em comprar, e por este motivo eu encorajo, embora eu mesmo não possua e não pense em comprar.

      Não deixe pra começar depois um plano rumo à independência financeira. É muito comum que muitos adiem algo que eu considero bem mais importante que casa, carro, ou qualquer outra coisa. É uma questão de prioridade. Mesmo que possa começar com pouco, comece a adquirir disciplina.

      Como sempre argumento, eu não gosto de aconselhar, pois cada um define o que é mais prioritário. Mas para a minha vida, o que considero prioridade é poder ir trabalhar sem medo de ser mandado embora, foi ter passado por período de crise, todo mundo desesperado de ser mandado embora e eu sossegado. É se dar ao luxo de recusar proposta de emprego no exterior dado que, mesmo que o Brasil não esteja indo muito bem, possuo uma situação bem confortável aqui. É saber que eu posso sair do meu emprego se der na telha, mas eu estou tão sossegado e me dando tão bem, que acredito ter finalmente encontrado um lugar que posso evoluir profissionalmente sem me preocupar com fatos inerentes de minha área de atuação. É poder trabalhar em coisas por fora por prazer, cair dinheiro na conta e não ter destino a não ser investir e projetar um crescimento ainda maior de patrimônio.

      É uma mudança em qualidade de vida. Isso pra mim é muito mais prioritário do que adquirir bens de consumo. Pense nisso.

      Um abraço, e obrigado pela confiança.

      Excluir
    2. Bom Dia Milionario,Tranquilo, suas dicas vão me ajudar um bocado,serio mesmo, muito Obrigado pela humildade...
      assim, questão de manter moto e carro... tenho uma moto Biz velha, mas conservada, e um clio que vale uns 17 mil.. os 2 juntos ta valendo uns 21 Mil... pse, minha namorada é de outra cidade, 30 Km da minha...uso sempre a moto, ela esta me dando uma media de 50 km com o litro... só uso carro nos dias de chuva... costumo andar 1300 KM ao mes... moto me quebra um grande gasto... sei que os 2 tão me tirando todo ano IPVA etc...mas os dois não são veiculos com manutenção alta, veiculos simples... não do prioridade pra luxo...oq me leva no lugar que preciso esta bom...
      referente a casa como te falei... paguei 50 mil( sem juros) to pagando ainda... mas assim, sai do aluguel de 400 reais.. não pago mais agua... fonte propiá, luz é a metade do preço... economizo algo em torno de 600 ao mes...manutenção na casa eu faço tudo mesmo... me viro como pedreiro carpinteiro.. de tudo um pouco...
      lembrando que na chácara não pago IPTU...
      produzo bastante alimentos..ovos carne de galinha etc...
      meu custo de vida fica bem baixo... estou gastando em media 500 reais ao mes de custo... entre comida/ combustivel... pretendo terminar de pagar a casa... pra começar meu plano...
      vc me recomenda um reserva de emergencia de quanto?
      sendo que meu custo é algo em torno de 500..
      todo dica é bem vinda
      Abraco

      Excluir
    3. Olá mais uma vez. Fico sem conferir o blog praticamente o mês inteiro, por isso demorei tanto pra responder. Sempre o faço quando vou postar algo novo, o que costuma ser para o ranking.

      Sobre seus custos, não adianta se privar e deixar de fazer o que gosta. Você está certo em usar em benefício de suas reais demandas, e não por capricho. As recomendações costumam ser guias para que as próprias pessoas avaliem o que é necessidade, bem estar ou desperdício. Cabe à cada um de nós analisar.

      Um dos grandes pilares é ter um custo de vida baixo. Morar em bairro nobre quando te sufoca em padrões altos acaba te escravizando. Viver o estoicismo na medida do possível. Conforme aumentamos nosso conhecimento, menos dependemos das necessidades mundanas de consumismo.

      Seria irresponsabilidade minha lhe dizer quanto economizar. Sua descrição é bem breve, e ainda assim no máximo poderia indicar os guias presentes em muitos conteúdos de educação financeira. Reserva de emergência deve possuir um propósito. Existem riscos de ficar sem sua principal fonte de renda? Há pessoas que dependem de você? Quanto tempo você acredita que seria possível ficar sem sua principal fonte de renda e manter seu estilo de vida sem aperto? Qual é a principal motivação em sua vida para pensar em construir um fundo de emergência?

      Como provavelmente percebeu, não existe fórmula pronta, que todos deveriam seguir cegamente. Pense nas recomendações como guias, mas só você sabe em profundidade sobre suas necessidades.

      Um abraço.

      Excluir