segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atualização do patrimônio financeiro de Abril/2021

Sumi, mas estou bem. Pensando se mantenho esse blog. Estou revendo minha mentalidade como investidor de longo prazo, e ficar atualizando todo mês me passa uma falsa sensação de que ações devem sempre subir, numa constante. Tenho visto que não é assim necessariamente.

Vida Pessoal

Procurando colocar a cabeça em ordem. Sem muitas novidades.

Finanças Pessoais

Locaweb continua sendo impactada pela forte correção mundial em empresas Tech. Embora tenha dado uma leve recuperada, um pouco longe do pico atingido, e isso impactou diretamente minha visão de curto prazo. Achei que subiria bem por ter entrado no IBOVESPA, ledo engano. Mais uma pra conta.

Atualização do patrimônio financeiro

Subida, porém mais recuperando o preju do mês anterior: 2 milhões e 360 mil reais.

Sendo bem resumido para ter o que comentar na próxima atualização.

9 comentários:

  1. Milionário, você já é um cara com exepriência em investimentos e ações, tem patrimônio considerável e bom emprego.
    Pense em simplificar as coisas, principalmente no seu caso que já tem um pé de meia, vale a pena.
    Eu iniciei na bolsa em outubro de 2019, durante o ano passado que foi um ano atípico fiz muitas compras e vendas, saí no prejuízo, me cansei e enjoei de ler comentários e conteúdos a respeito de ações, mentirosos, falaciosos, exagerados, ilusórios ou idiotas.
    Tem muito lixo na internet sobre esse tema e pra quem tá começando isso pode atrapalhar muito.
    Esse ano me foquei em apenas 1 ação que considero que está no seu patamar mínimo de cotação e tende a subir e vou acompanhando apenas essa ação e vendo se consigo vender com lucro ao menos razoável, caso contrário considero a possibilidade de vender a abandonar investimentos em bolsa de valores.
    O que me mantem na bolsa é a esperança de reaver ao menos parte do prejuízo que tive, o que pra mim já até estaria de bom tamanho. Mas não quero saber de ter mais trabalho com isso. Tive dificuldades para fazer a declaração de IR (eu mesmo faço), no passado quando meus investimentos eram mais simples e focados em RF era obviamente muito mais fácil e tranquilo.

    É isso com menos de 2 anos de bolsa só estou esperando uma recuperação de patrimônio e não quero ficar muito focado nisso, não vale a pena, vi muita gente fazendo day trades de "mixaria", muitas movimentações etc, na mioria das vezes isso é só pra perder dinheiro e encher o saco.
    Eu aprendi a liçõa e não farei mais isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Exatamente o que quis dizer em "simplificar as coisas"? Reduzir a diversificação e fazer all-in?

      Não sei quem é você, comentou como anônimo, nem ao menos conseguiria pesquisar se fosse algum usuário de blog para entender melhor seu momento e o que levou você a tomar as atitudes que tomou, e a decidir sair da bolsa. Porém, se me permite opinar com pouco conhecimento do seu caso, o que mais existe por aí são comentários falaciosos, tendenciosos ou imaturos. Como é bem evidente, principalmente com o advento das redes sociais, se torna cada vez mais desafiador filtrar conteúdo realmente bom. Eu mesmo não uso nenhuma rede social.

      O mercado não te deve nada. Isso o que você passou, e está passando, é experiência. Não espere que em apenas 2 anos você esteja apto a acertar mais que errar, ainda mais em renda variável. O mundo inteiro vai sempre jogar contra: governos, institucionais, youtubers que faturam vendendo curso, you name it. Desconfio, pelo que relatou, que precisa investir mais em evoluir seu emocional para lidar com renda variável. Ou então, se percebe que não tem estômago, é melhor sair dela mesmo. Já indiquei aqui, e indico novamente: leia o livro "Axiomas de Zurique". Leia "O Investidor Inteligente", com prefácio do Warren Buffett, maior investidor da atualidade. Se ainda possui alguma motivação, é seu dever buscar conhecimento de qualidade e enxugar essa avalanche de inutilidade que nos bombardeiam diariamente.

      Também já relatei aqui no blog que abandonei um doutorado. Se também enxergou que renda variável não é pra você, saia e busque outra motivação.

      Excluir
  2. Mantenha esse blog, Seu Siri,

    É um prazer partilhar de seus conhecimentos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu pela motivação! Ando pensando em suspender o blog, mas ao invés disso, talvez pare de postar atualização mensal de patrimônio e escreva conteúdos que possuam relação com investimentos.

      Excluir
  3. É bem impossível esperarmos as ações subirem todo mês, mas no longo prazo esse é o caminho (pelo menos para as boas ações). O negócio é se desligar do curto prazo e encarar isso aqui como um "diário" de evolução patrimonial. E o seu já está show de bola, Siri! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um exercício que tenho procurado colocar em prática. Ainda tenho um pouco a "síndrome de trader", às vezes me pego abrindo o homebroker. Por esse motivo, e por esperar mesmo que de forma inconsciente o patrimônio quase sempre suba, estou concluindo que não faz mais muito sentido postar atualização mensal. Tenho que me concentrar mais no negócio próprio que estou tocando, meu negócio está crescendo, estou tocando vários projetos e estou negociando outros. Um acabei de obter aprovação e tenho mais outros três em prospecção e negociação. Estou aprendendo a escalar mais esse tipo de coisa, parte do que administro já não me envolvo mais tecnicamente.

      A ideia de "diário" acaba nos levando para uma expectativa de evolução, o que em renda variável pode nos levar à falsas conclusões no curto prazo. Talvez se o diário fosse, trimestral, semestral ou anual, fizesse um pouco mais de sentido. Enfim, ando com a cabeça cheia e chegando neste tipo de conclusão para a continuidade deste blog.

      Um abraço, obrigado pela motivação e visita!

      Excluir
  4. rapaz, nao para de postar nao. Se anima ae !! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí Mr. Vagabond! Talvez continue, talvez não... Como respondi nos comentários mais recentes. Capaz de suspender ou aumentar a janela de atualização patrimonial, talvez passe a postar conteúdos sobre investimentos sem esse compromisso de atualização patrimonial. Vamos ver. Um abraço!

      Excluir
    2. E isso será super legal, o que o público brasileiro carece é de bons conteúdos sobre investimento, pois é difícil alguém que bota a mão na massa falar, precisamos disso e será gratificante para você poder ensinar o pessoal, Sr Siri!

      Excluir