domingo, 7 de junho de 2020

Atualização do patrimônio financeiro de Maio/2020

Recuperei mais um cadinho. Permaneço focado em trabalho.

Vida Pessoal


Projeto indo bem, aquele sentimento de perdido, como é todo início, de ter que entender os porquês, somado em praticamente tudo novo e fora de minha zona de conforto profissional.

O projeto que possuo mais autonomia, seguindo firme e forte. Altos e baixos, mas estou liderando outro time, e ainda que exista um sentimento grande de negativismo do tipo "não dá, é muito complicado, estão pressionando para entregar logo", o exemplo de atuação minha e de outros que estão me ajudando logo demonstramos que é possível, que podemos fazer o mais simples com entrega de valor, e conseguimos dosar entrega em tempo hábil e com parcimônia.

Para este ano, decidi não me aventurar em projetos de cunho de produtos. Embora possam nos proporcionar renda muito maior, o risco de empreender é muitíssimo maior também. Muitos sonham em serem seus próprios patrões, principalmente quando conseguem emplacar produto que faz pingar e não precisamos mais lidar com propostas indecentes de recrutadores sem noção. Como este é um ano "perdido", mesmo sabendo que na crise surgem oportunidades, estou mais inclinado a continuar prestando serviço conscientemente que não sou o próprio patrão.

Para justificar o que anda acontecendo com o enfraquecimento de nossa moeda, ando pensando seriamente em arriscar a trabalhar home-office para o exterior, recebendo em dólar ou euro. Provavelmente será um plano para ano que vem, e é algo que me anima de certa maneira. Esse ano desejo pegar experiência neste novo projeto que tenho muito o que me desafiar, e no outro que vislumbro entregas bem importantes e com projeções de ter muito mais trabalho para frente.

Finanças Pessoais


Só fazendo caixa, mas resolvi pegar parte disso em algo (D+x) < 30, para buscar rentabilidade melhor que Selic e CDI, mas ainda tendo algo em D+0 para ter liquidez imediata. Trâmite de transferência de custódia, muito insatisfeito com outra corretora que cagaram pra mim e ainda me sacanearam. Sou que nem marido traído: só não quero descobrir que tenho chifre. Descobri, acabou, não tem volta. Estou no trâmite, claro que a corretora ia arrumar um problema que eles mesmos criaram para atrasar os meus planos.

Só acompanhei a bolsa, não fiz nenhum movimento. Cheguei a pensar em vender parte de IRB, mas pensando que já perdi mais de 70% no papel, e que vender agora não me traria nenhum grande benefício, resolvi me manter.

Ando pensando sobre os meus percentuais de carteira. Pelo que ando avaliando, ações no exterior devem ficar entre 15 e 20% de toda a carteira. Ando procurando sobre corretoras lá fora, para dar o próximo passo, que seria definir quais ações comprarei e em qual corretora, para enfim transferir o dinheiro e efetuar as compras.

Atualização do patrimônio financeiro


Subindo de escada, aos poucos. Aporte de 25k, acredito que será menor mês que vem, mas ainda muito bom. Subida bruta de investimentos em 63k. Total bruto em 1 milhão e 636 mil reais.

Vou ver se deixo alguns stop's loss, por precaução. Ao menos do que estou mais posicionado em ações.

Que ano. Se chegar ao menos próximo do fechamento de 2019, já me dou muito por satisfeito. Em termos de patrimônio, ano perdido. É bem ruim a sensação, mas estamos todos no mesmo barco, o mundo inteiro. Não estou sozinho.

Início do mês de Junho (antecipando), anda generoso, e ainda aportarei, e com isso espero que consiga chegar no patamar de Janeiro ou Fevereiro deste ano, muito impulsionado por aportes gordos que procurei manter. Será se o plano de chegar aos 2kk ainda este ano irá se concretizar?

4 comentários:

  1. Olá Milionário aos 40,

    Eu também nos últimos meses reduzi um pouco da carteira de renda fixa e o planejamento é ir aumentando a alocação no exterior.

    Com relação a corretora no exterior, estou usando a TD Ameritrade e não tenho o que reclamar(https://foconomilhao.com/como-abrir-conta-td-ameritrade/)

    Eles tem uma função de DRIP (https://foconomilhao.com/como-reinvestir-os-dividendos-automaticamente-usando-a-td-ameritrade) que é muito boa.

    Para enviar dinheiro para o Exterior, eu uso Remessa(https://youtu.be/RUjxhfx0GXc)

    Abraços e sucesso!
    Foco no Milhão
    foconomilhao.com






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FnM,

      eu estou pesquisando, perguntando para conhecidos, e um deles indicou exatamente este TD Ameritrade. Obrigado pelas dicas, me interessa demais, irei analisar tudo.

      Um abraço, sucesso igualmente pra você!

      Excluir
  2. Fala Siriguejo, é isso mesmo que você disse, todos estamos no mesmo barco.

    Sobre os planos de ter home office no exterior, acho que se colocar as contas no papel e ele indicar "só vai", acho que você deveria obedecer rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí EpI,

      Minha meta este ano é pegar experiência em tecnologias que estou lidando em um projeto, que nunca tive oportunidade antes. Está sendo um aprendizado, e tenho precisado me dedicar. Acho que vai ser melhor eu entrar de cabeça quando estiver me sentindo mais confiante neste quesito.

      Em questões de grana, não tenho dúvida nenhuma que é muito mais vantajoso. Por isso tem me agradado mais pegar projetos pra fora. Além do fator grana, como não praticamos inglês, pois não é a língua nativa daqui, e dado que não pretendo sair daqui pelo menos por agora, então vejo como alternativa. Ganhar em moeda mais forte e pegar vivência com inglês sem sair daqui.

      Excluir