terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Retrospectiva 2019

Esse foi um ano de reviravoltas sem nenhuma dúvida. Reviravoltas no campo pessoal e profissional. Para simplificar, vou citar cada um dos meses. Lembrando que a postagem é sempre sobre o que aconteceu no mês anterior.

Janeiro

Iniciando o ano com patrimônio acumulado em 1 milhão e 264 mil reais. Vindo da minha transição para trabalho home-office de Outubro de 2018, estava em um momento passando por riscos do projeto ir por água abaixo. Na verdade, desde o início já havia esse sentimento, e como era meu primeiro projeto neste modelo, obviamente estava errando e procurando aprender. Tive um mentor, conhecido de longa data em trabalhos anteriores, que me ajudou muito a liderar um time 100% remoto. IBOVESPA avançou apenas neste mês cerca de 10 mil pontos, em uns 97 mil pontos, sendo que havia fechado em torno de 87 mil pontos em 2018. Um dos meses em que o patrimônio bruto apenas dos investimentos mais cresceu.

Fevereiro

Esse foi o mês do desastre na Vale, e eu fiquei de fora. Hoje vejo que poderia ter me posicionado forte, e com isso mais uma vez aprendi que o pânico é passageiro. No âmbito pessoal, sempre de olho na saúde e nas metas de estudo. Mês em que comecei a atuar mais em programação, experimentando coisas novas, já que o time começou a tracionar mais no automático. Porém, durou pouco tempo, fui direcionado para outro projeto.

Março

Projeto novo, foi o que mais me deu dor de cabeça. Cliente difícil, na verdade dois que conflitavam interesses. Tive um estresse leve com um dos membros do time, que surtou e foi imediatamente afastado. Fui novamente chamado pra liderar, o time começou a tracionar, justificou ter trazido ainda mais gente pra ajudar. Ainda fiz swing trade com IRBR3, dado que mais tarde passaria a adotar uma estratégia de segurar. Li o livro "a sutil arte de ligar o F#da-se"e achei razoável. Subida tímida de patrimônio.

Abril

Mês em que registrei gastos maiores que minha média. Queda leve no patrimônio bruto dos investimentos, subida pequena no geral com o aporte. No "novo" projeto, mal sabia eu o estresse que seria, o que me fez refletir sobre até que ponto valia a pena assumir um papel de liderança. Comprei alguns lotes de ações, aproveitando a retração do mercado.

Maio

Fiquei arriado com chikungunya. Trabalhando em casa me ajudou bastante a ainda assim conciliar, mas ainda assim não era fácil, devido às dores intensas no corpo, reações alérgicas de pele e muita coceira. Muito debilitante. Lançou o ebook de análise fundamentalista que até hoje não comprei e não estudei. Time no projeto no auge da tração.

Junho

Mês que me marcou, pois em apenas uma semana sem projeto (o que estava foi cancelado) foi o suficiente para dar uma pirada. Para completar, também foi um momento difícil no lado pessoal. Ficar sem recorrência, comecei a pensar muito sobre aposentadoria antecipada. Percebi que não era pra mim ficar sem trabalhar, e que FIRE é uma conquista para nos proporcionar maior liberdade de escolha. Foi inclusive meu patrimônio que me deu "coragem" para sair da vida tradicional de escritório, partindo para trabalhar em projetos no modelo home-office.

Julho

Já registrei no blog que as portas tornaram a se abrir, depois do susto. Consegui pegar dois projetos, e embora pareça maluquice, até hoje consigo administrá-los. Mês em que comprei muitos lotes de TRIS3 por 6 reais, vejam a cotação de hoje hehehe. Novos 100k conquistados. Sempre procurando iniciar estudos em análise fundamentalista, porém com mais carga de trabalho, ficou nítido que não conseguiria priorizar.

Agosto

Viajei duas vezes a trabalho, aproveitei e engordei, tudo custeado por eles. Comecei a me posicionar em varejo, comprando LREN3 e MGLU3. Quando os juros caíram em 6%, veio Trump com seu dedo podre postar merda no twitter, derrubando o mercado perto do fechamento do mês. Peguei um novo projeto, de um antigo conhecido, e comecei a montar time. Decido separar os rendimentos deste projeto e não contabilizar como patrimônio.

Setembro

Tentei classificar os projetos, mas depois vi que ia dar muito trabalho e ficaria confuso. Comprei TIMP3 e TRIS3 se tornou a minha mais nova queridinha, mal sabia que seria tão relevante. Primeiro aporte grande, devido à maior dedicação e volume de trabalho. Criei uma postagem sobre aposentadoria e trabalho, como reflexão pela experiência que passei, refletindo sobre o sentido de FIRE.

Outubro

1 milhão e meio, rumo aos 1.6kk como meta do ano. Mês morno, com muito foco nos projetos. Aporte grande pra compensar a subida tímida da bolsa. Comecei a me posicionar mais pesado em FII's a partir deste mês, mais ou menos.

Novembro

Bolsa subiu muito! Junto com meu aporte, 60k de up! Comprei Mils, Vivara, Locamérica. Me posicionando pesado em ações, ao meu ver e na minha realidade. Postei sobre FIRE e solidão, o que rendeu muitos comentários.

Dezembro

Enfim consegui chegar em mais 100k de subida, meta do ano em 1.6kk alcançada. Bolsa caiu de volta, voltou aos 108k do mês anterior, expectativa de varejo dar uma animada no próximo balanço trimestral. Postagem sobre as pessoas não lidarem com a verdade, pois discuti com alguns conhecidos, por colocar a verdade em cima da mesa. Quem quer moleza, fica fazendo textão na internet. Vai trabalhar, vagabundo.

(Durante Dezembro)

Bolsa subiu ao patamar projetado de 115k, aportei bastante, e quase chego (ou chego, ainda vou contabilizar) em 1.7kk, já antecipando bem os planos de 2020 :)

Fechando por aqui, quis fazer um resumo para ter noção de tudo o que passei. Feliz 2020, que venham muitas conquistas!

6 comentários:

  1. É milionário, mais um ano chegando ao fim.
    Também estou em busca da IF ou semi IF e esse ano financeiramente fechou até bem, graças a Deus.
    Minhas expectativas para o ano que vem fora a parte financeira que ainda está em curso é que o ano na medida do possível seja um ano leve e de paz.
    Viver em paz consigo mesmo, sem tantas cobranças, comprações etc é um prazer que o dinheiro não pode pagar, você citou o post da jornada FIRE solitária e de que as pessoas não aguentam a verdade e digo com certeza que encontrar nosso lugar no mundo é a parte mais difícil da vida, supera e muito a dificuldade para alcançar a evolução material.

    Fim de ano é a época em que muitas famílias se reúnem e pode dar uma pesquisada rápida na Internet (youtube/google etc) e verá vários relatos de pessoas descrevendo as festas de fim de ano como eventos de compração entre parentes, piadinhas, shows de ego, puxação de saco de uns, outros deixados mais pra escanteio etc.
    Eu mesmo não me sinto incluso em parte do meu abiente familiar, vieram parentes em casa e na real, já estava me sentindo cansado e com minha energia sugada.

    Não me considero melhor ou pior que ninguém, mas como disse e você sabe, ser nós mesmos e encontrarmos nosso espaço é o maior desafio de nossas vidas.
    Essa é minha espctativa para o futuro, conseguir o meu espaço (em todos os sentidos) e ser satisfeito com a vida da minha maneira.

    Feliz e próspero 2020 a todos e que todos tenham o privilégio de independente de dinheiro, parentes, status ou quaisquer outras questões ególatras se sintam confortáveis e recompensados pela paz na consciência em ser quem são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um ano que se passou, e dessa vez resolvi fazer um resumão, para registrar o que passei.

      Encontrar nosso lugar é realmente um desafio de uma vida inteira. Por todos os motivos que comentei nas postagens que citou, também cansei dessas disputas irracionais entre as pessoas. Eu também me sinto um peixe fora d'água em relação aos meus parentes mais próximos, e até mesmo de contatos do meio profissional. Os poucos amigos que mantenho contato, consigo falar sobre o aspecto financeiro, investimentos, mas ainda bem limitado ao que eu gostaria.

      Também alimento do mesmo sentimento, não me sinto melhor que ninguém, prefiro pensar que as pessoas em geral não dão importância, ou não gostam dos mesmos assuntos que nós.

      Que 2020 seja um ano de muitas outras conquistas e crescimento patrimonial exponencial.

      Excluir
  2. Deu tempo até para ficar doente. rsrsrs. Boa sorte no próximo ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil conciliar com trabalho, ainda trabalhando de casa, pois fiquei bem debilitado. Mas eu não me dei por vencido e encarei. Foi um momento de provações, pois logo depois eu fiquei sem projeto, com poucas possibilidades. Cheguei a participar de processos seletivos, fui em escritórios mesmo mal podendo andar, me arrebentei pelos esforços físicos que não poderia ter feito. Hoje colho os frutos, foi uma fase.

      Ano que vem será ainda melhor, tenho ótimas expectativas! O meu segundo semestre foi excepcional, foi o que consegui aumentar relevantemente meus aportes e colhi voluptuosas quantias brutas dos investimentos.

      Excluir
  3. Milionário

    Tem feito algum cálculo de preço justo para entrar nas ações ou simplesmente compra a mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compro a mercado, acho que é apenas um indicador, como tantos outros. Muitos julgam a Magazine Luiza muito cara, mas ela continua subindo. Já vi casos de julgamento de preço barato, mas não sobem.

      Excluir