sábado, 1 de junho de 2019

Atualização do patrimônio financeiro de Maio/2019

Empreender na força bruta, principal fonte de renda foi pro espaço!


Você está demitido!

Vida Pessoal


Bom, como comecei a escrever, o projeto através do qual tirava meus rendimentos corriqueiros foi encerrado subitamente. Pior que foi algo inesperado, pois projetava trabalho para pelo menos até final deste ano. Recebi um monte de elogio pelo empregador e pelo cliente, fico feliz que tenha conseguido executar um bom trabalho, mas de quê adianta se isso não paga as contas? 😆

Por conta disso, me vi obrigado a mergulhar de cabeça no mundo empreendedor. Passando ainda pelo período de cair a ficha, e procurando motivação para cair dentro. Agora não tenho mais motivo para não investir nos projetos.

Eu comecei a escrever essa postagem poucos dias antes de fechar o mês, cheguei a detalhar cada um dos empreendimentos, mas quer saber? Desta vez, vou deixar para uma outra. No momento, está caindo a ficha de que sem os possíveis aportes para a partir de Julho, se não pegar nada até lá, vou precisar me virar com os rendimentos que possuo. Por mais que tenha me preparado pra esse tipo de coisa, isso está sendo um baque. Muitos e muitos anos com receita recorrente. De repente, pá! Empreendimento ou morte.

A empresa, que estava vendo de me encaixar em outros três projetos, acreditem: nenhum deles obtive feedback, e isso porque tinham me dito que "iam rolar com certeza".

A vida tem umas coisas que não entendemos. Eu estava participando de outro processo seletivo, e pelo ocorrido, resolvi entrar em contato, pois ficaram de marcar a última etapa. Foi então que obtive a resposta: "sinto muito, mas estamos mudando a estratégia da empresa, e resolvemos cancelar a vaga. Se tiver interesse, quem sabe estabelecemos contato".


...

Parece que as portas estão se fechando para que eu continue sendo empregado de alguém. Absolutamente nada nesse sentido andou. E por outro lado, os projetos estão acontecendo, estou retomando, inclusive tem um bem maior chegando por aí, que se vingar, me dará recorrência e terei que montar times. O outro projeto que estava em fase de negociação e concorrência, consegui aprovação para realizá-lo. Agora estou aguardando os trâmites para que enviem a grana, para que assim possa iniciar os trabalhos.

Será se realmente devo acreditar que chegou a hora de me dedicar ao meu negócio? Nunca tive coragem, e agora não tenho escolha. Já que não partiu de mim, a vida foi lá e me deu um belo chute no traseiro.

Por mais que pense que tenho um patrimônio que me sustente, é muito estranho perceber que não existe mais aquela obrigação de prestar contas. Por mais que as coisas estejam se direcionando para tocar meu negócio próprio, a zona de conforto de ter aquela recorrência não está mais disponível. Tá na hora de assumir as rédeas: retornar feroz ao inglês, me candidatar em oportunidades lá fora de home-office, e organizar meus projetos para dar cadência.

Minha saúde melhorou consideravelmente, mas eventualmente tenho alguns repiques. Eu quero muito voltar à normalidade de academia, porém ainda sofrendo os efeitos da chikungunya.

Finanças Pessoais


Me mexi um pouco, comprei ações BBAS3 e deixarei o outro papel para a próxima atualização (já adquiri, mas só compensa em D+2 para o próximo mês). Comprei em um momento em que a bolsa estava caindo continuamente, até meados de metade de Maio. Parece que depois deu uma bela recuperada, e já estou no azul com BBAS3, comprei em 48,63 e o fechamento da última sexta foi em 51,85.

Pensei em comprar ações da MARFRIG, teve um fato relevante de fusão com BRF, abriu o pregão em alta de uns 6%, mas como desconfiei subiu no boato e caiu no fato, encerrando em alta de menos de 1%. Já usei esse movimento para lucrar antes.

Agora não tenho desculpa, vou comprar o livro de análise fundamentalista e começar a estudar.

Esse mês de Maio foi bem louco, aquele velho ditado "Sell in May and Go Away" não se concretizou como se costumava, ao menos em dez anos de bolsa. O principal índice chegou no patamar de 89k, excelente oportunidade, e foi quando chegou por volta de 91k pontos que comprei as minhas ações BBAS3. Último pregão fechou em 97k.

Atualização do patrimônio financeiro


Aporte de 8k e aumento bruto de investimentos em 10k, consolidando uma subida de 18k. Mês que vem ainda devo fazer algum aporte, e vamos ver se daqui pra frente conseguirei alguma recorrência para continuar aportando.

Patrimônio bruto total em 1 milhão e 372 mil reais.

Até.

8 comentários:

  1. Fala, Milionário, boa noite.

    O desemprego vem batendo à porta de muita gente e, embora muita gente espere que o governo resolva este problema, acho que a saída vai ser através do empreendedorismo mesmo.

    Sucesso e bons negócios.
    Fuleiro
    investidorfuleiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaí Investidor Fuleiro, boa tarde aqui agora.

      É o que há, não tenho escolha. E assusta. Você também está nessa onda de empreender, né? Vou adicioná-lo ao blogroll, obrigado pela visita.

      Sucesso pra você também.

      Excluir
    2. Sim, estou empreendendo e, até o momento, o resultado tem sido bastante positivo. Vou investir em mais um negócio até o final de junho e espero iniciar a colheita de bons frutos até dezembro.

      Boa sorte.

      Fuleiro

      Excluir
    3. Estou nessa também, mas felizmente já arrumei outro projeto para manter a recorrência. Mas o susto me fez enxergar que eu não tenho que ficar mais na mão de ninguém.

      Boa sorte para você também. Semana do dia 10 será decisiva para ver se esse caminho renderá frutos.

      Excluir
  2. Estamos na era dos FIRE testarem se realmente a IF realmente é aquilo que sonharam e como se adaptar a esse novo estilo. Espero que as coisas saiam bem para ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não sair dessa situação rapidamente, é o momento que irei testar de fato. Por mais que busque, é estranho que algo assim aconteça, talvez pelo costume de ter sido empregado por toda a minha vida profissional.

      Excluir
  3. Encontrei seu blog fuçando no blogroll dos outros.
    Vejo que é um blogueiro das antigas embora eu nunca tenha esbarrado contigo. Adicionei ao meu blogroll e pediria ao colega a mesma gentileza. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, iniciei esse blog em meados de 2015, mais com a intenção de evoluir um diário de bordo. Tanto que interajo com baixa frequência, e raramente comento nos blogs dos parceiros da finansfera.

      Feito, te adicionei também ao blogroll, obrigado pela visita. Um abraço!

      Excluir