sábado, 1 de abril de 2017

Atualização do patrimônio financeiro de Março/2017

Salve, salve!

A partir deste mês, achei que seria legal manter um diário por categoria, para assim acompanhar minha evolução em outras coisas, não apenas no aspecto financeiro.

Vida pessoal

Esse mês acredito ter desempenhado bem no trabalho relativamente novo. Há bastante oportunidade para continuar aprendendo, e eu gostaria de me dedicar muito mais ao lado profissional. No entanto, tenho uma pós para concluir, o que me toma muito desse tempo off-escritório. Tempo que planejo usar em parte para exercer o lado auto-didata quando terminar.

Para compensar isso, estou procurando algum treinamento focado no que quero me aprofundar, e que irá me ajudar muito a evoluir perante mercado. Como costumo chegar cedo, planejo fazer este curso diariamente antes do pessoal chegar.

Para relaxar, tenho jogado videogame, mas não tanto quanto gostaria. Assisti dois filmes que estava mirando há algum tempo também. Quero reler o livro Axiomas de Zurique, já li duas vezes. Recomendo muito a quem nunca leu, a cada vez que se lê aprende mais alguma coisa ou se enxerga sob diferentes perspectivas.

Atividades físicas

Resolvi destacar, pois apesar de ser da vida pessoal, preciso dar especial atenção neste quesito.

Nulo, preciso voltar por questões de saúde. Quando fico sedentário, começam a voltar os problemas de saúde. Estou em uma verdadeira sinuca: ou acordo mais cedo, estando ainda escuro, ou dou um jeito de fazer após o expediente ao menos uma caminhada. Um amigo comentou comigo recentemente que pra nos exercitar precisamos querer, e isso eu preciso trabalhar no meu psicológico. Precisa virar rotina, senão não vai rolar.

Estou pensando entre caminhada ou natação, ou os dois. Prometo começar a procurar academias (detesto esse ambiente), mas para fazer apenas atividade aeróbica. Tenho um aparelho elíptico/transport em casa, mas está quebrado. Se caminhada ou natação não forem possíveis, vou ver se conserto e faço em casa mesmo. De repente é uma boa ideia fazer enquanto assistir algum filme ou série, apesar de não ser fã de séries.


Já fiz os dois, são igualmente chatos :D

Futuro próximo dos investimentos

Andei pensando em como vou agir após chegar ao patamar do milho grande. Acredito ser pertinente me expor mais em aplicações que não sejam de renda fixa, motivado pelo seguinte:

- Inflação e taxas de juros caindo

- Oportunidades em renda variável

- FII's


Hora de colocar os axiomas em prática

Penso que deixarei o milho grande intocável, fazendo a bola de neve dos investimentos de renda fixa, reinvestindo conforme os vencimentos forem chegando. O que for acima disso, separando do capital já investido, será para outras categorias. Provavelmente destinado à renda variável e FII's. Isso pois percebo oportunidades cada vez mais atraentes em comparação com o "conforto" da renda fixa.

Em meados de 2014, de acordo com meu aumento patrimonial substancial, boa parte dele se aproveitou do boom dos FII's. Como na época eu participei deste momento, contabilizei que ganhei dinheiro em 90% dos investimentos que fiz nesta categoria, sem exagero. Claro que a época de ouro passou, mas tenho pensado seriamente em passar a dedicar ao menos  parte do que irei investir daqui pra frente nesta modalidade. Me agrada bastante contar com dinheiro pingando na conta corrente todo mês, e isso é o que mais me motiva para o regresso. O ideal é que eu não me desfaça das cotas no médio prazo, daí a flutuação no preço de mercado não me impacte emocionalmente. Por isso desejo contar com o milho como esse "colchão de segurança" ;-)

Analisarei friamente antes de entrar em um papel. Recentemente analisei da Azul Linhas Aéreas, o IPO será em breve, mas ponderei que não entrarei. Parecem que os contras estão se mostrando mais relevantes do que os prós, em minha análise. Acredito que há boas oportunidades, mas que a economia permanece uma incógnita. Ainda tem muita água pra rolar, e a tensão política infelizmente interfere demasiadamente.

Atualização Patrimonial

E lá vamos nós para mais uma atualização. Mês longo, 23 dias úteis. A vantagem é que são mais dias para rentabilizar os investimentos.

Neste mês, contabilizei 5k de aportes e 9k de rendimentos brutos auferidos, somando 14k ao total. Com isso, a conta fechou em 987k! Faltam "apenas" 13k, ou 1,3% da meta, nunca estive tão perto!

Crescimento patrimonial bruto de 1,4388%

Como postei anteriormente, pretendo usar a carta na manga para conseguir chegar na meta na próxima atualização, se tudo der certo! A partir daí, embora seja um número na tela de computador, terei chegado ao meu objetivo supremo, bem antes dos 40! Este blog vai mudar de estratégia, o "colchão de segurança" já estará formado.


Avante, guerreiros do milhão!

Até a próxima, nos vemos no ranking!

2 comentários:

  1. Oi amigo, ja te acompanho ha um tempo, parabens pelo blog.

    Quero te fazer uma pergunta(sou iniciante).

    Todos querem acumular patrimonio para depois viver de renda. Mas, depois que se alcança uma determinada quantia(1kk talvez), que rumo tomar? Quais opções voce conhece para que o investidor possa viver de renda. Tipo, a pessoa coloca o 1kk no investimento e no fim do mes ele retira o suficiente para pagar as contas.

    Entao é isso, qual(s) opçoes nos temos para investir o patrimonio e no fim do mes sacar o que render e viver assim o resto da vida?

    GRATO pela atencao
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,

    obrigado pelas felicitações. Embora o blog não tenha muitos seguidores, procuro dosar entre diário pessoal e compartilhar conhecimento com vocês.

    Essa é uma pergunta de difícil resposta, pois deve ser respondida de acordo com suas expectativas pessoais. Mas analisando de maneira grotesca, com as informações passadas, existem algumas alternativas, que podem ser equilibradas entre si:

    - Fundos de Investimento Imobiliário: eles pagam mensalmente pelos aluguéis direto em sua conta corrente. Com isso, você pode usar este capital para se pagar, e depois pagar suas contas

    - Planejar vencimentos entre investimentos de renda fixa: um exemplo, planeje vencimentos a cada 6 meses de investimentos nesta categoria, para assim você calcular a quantidade de rentabilidade líquida obteve pelo período aplicado, separando a parte para viver de renda que almeja. Isso sem se esquecer de reinvestir a diferença deste capital. Esta estratégia exige maior planejamento, pois você terá grana a cada 6 meses, pois o mensal que espera vai depender de seu próprio controle

    - Coloque em CDB's, poupança e afins. Embora não recomende esta alternativa por rentabilizarem muito menos (normalmente) que as demais categorias, a liquidez é bem maior

    Perceba que você poderá traçar uma destas estratégia (ou mais de uma) que dependam mais ou menos do seu próprio planejamento. Se você não se considera muito organizado, as melhores escolhas para você são as que representam muito menor interferência de seu próprio planejamento. Para seguir a dos FII's, saiba que suas cotas são negociadas, assim como ações, então se você não se importar com isso, se não planejar um dia vendê-las, é um bom equilíbrio.

    Gostaria de chamar a atenção para o fato que não existe fórmula mágica. Você pode viver de renda para o resto da vida, mas deve administrar seus ativos para o resto da vida também, se quiser manter e melhorar suas rentabilidades. Para o bom investidor, ele deve estar sempre atento às tendências da economia e não planejar "esquecer" do seu capital, como a maioria dos brasileiros costuma falar.

    Bons investimentos!

    ResponderExcluir