domingo, 31 de maio de 2015

Atualização do patrimônio financeiro de Maio/2015

Finalmente um post sem atraso! Calhou do último dia do mês cair no final de semana, então não haverá rentabilidade mais para este mês no próximo dia útil.

Mais uma vez, por alto, contabilizei 653k. Neste mês, embora ainda esteja no exterior utilizando apenas o capital que trouxe, o aporte foi de 9k, devido à despesas anuais que comentei no post do mês anterior. Para a diferença, auferi pouco mais de 6k de rendimentos com os investimentos, totalizando um aumento de 15k no patrimônio bruto.

Ando pensando bastante sobre todo o esforço que tenho feito em aportar, perseguindo o primeiro milhão, seguindo esta estratégia que considero bastante conservadora. Analisando minha consciência, toda esta preocupação em aportar e chegar no milhão, vem de um passado marcado por pais extremamente gastadores por "n" motivos, que não convém descrever, todo o enredo renderia facilmente um livro. Pelo tanto que trabalharam por toda uma vida praticamente, não possuem quase nenhum patrimônio, frente ao esforço de toda uma vida de muito trabalho. Portanto, toda esta carga de medo em não ter dinheiro, acaba comprometendo direta e indiretamente minha qualidade de vida como um todo, afinal trabalhamos para desfrutarmos do nosso esforço cotidiano. Inclusive minha saúde (mental e orgânica) tem manifestado alguns sinais de que devo me preocupar mais com ela.

Mas antes que pensem que passarei a gastar mais com bens materiais, já escrevo que não. O único bem material que me agrada, e não meço para adquirir, são videogames e jogos, um hobby desde muito jovem. Convenhamos, não é um hobby caro dentro da minha realidade. Continuarei fazendo força para não trocar de carro, ou para consumir bens materiais fora deste espectro que não irão me agregar absolutamente nada no curto prazo, fujo de aquisições por euforia.

Passarei a gastar mais com experiências. Isso quer dizer viajar mais, para cidades próximas, outros estados, ou outros países e continentes, é algo que fiz muito pouco até então, e com esta experiência de intercâmbio isso ficou muito mais evidente. Eu vivo em uma redoma no Brasil, e não havia percebido. Existem muitos lugares e culturas a serem explorados, imaginem que estou numa cidade de interior (e turística) no exterior, e tive experiências boas e ruins, mas colocando na balança 90% da experiência foi boa ou excelente. No geral, são muito receptivos e se esforçam para me entender, coisa que infelizmente não percebo tanto no Brasil. Também pode ser experimentar Muay Thai, jantar em um restaurante extremamente caro, experimentar remo, perseguir o objetivo de correr meia-maratona, participar ativamente de uma instituição de caridade séria e que possa visitá-los e ver realmente a aplicação de doações em prol de crianças ou pessoas que necessitem de cuidados especiais. Fazer uma graduação de economia (depois que terminar o doutorado, claro) é algo que planejo. Tem muita coisa que quero experimentar, e percebi que estou me privando!

Concluindo, quando chegar ao objetivo deste ano, que compreende alcançar os 700k, vou reduzir os aportes. Preciso viver o presente, antes de iniciar este blog eu já vinha aportando neste ritmo pelo menos desde 2011, já são mais de 4 anos, isso é muito tempo. Então, o primeiro marco para reduzir os aportes será este valor bruto alcançado. O segundo marco, será quando eu terminar o doutorado. Este sim será um grande marco em minha vida, e será muito comemorado, sem dúvidas. Não vou me importar em gastar para comemorar este grande marco, pois estou com este compromisso pesado por muitos anos. A partir da conclusão do doutorado, estarei livre para colocar todas as experiências que quiser experimentar, em prática, de fato. Agora preciso terminar isso.

Mesmo com todo este desabafo, perseguir o milhão aos 40 anos continua sendo concreto. Se a partir deste marco, continuar com rentabilidade bruta de 6k por mês, pensando que incidirão juros compostos, antes de completar 40 anos certamente serei um milionário. Claro que 1 milhão daqui a 4 ou 5 anos valerá muito menos que hoje, por isso manterei os aportes, porém bem mais reduzidos.

Até o próximo mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário