domingo, 30 de novembro de 2014

Primeira postagem

Vamos lá. Esta é minha primeira experiência com blog, estou rumo ao primeiro milhão. Já estudei um bocado sobre finanças pessoais, e sempre que possível leio material relacionado, e procuro disseminar uma visão frugal e atento à economia. Acompanho alguns blog's também.

Devido à grande resistência de investidores (em geral) para serem mais "ousados" quanto à arriscar os respectivos patrimônios, estou no momento seguindo uma estratégia conservadora. Possuo aplicações em debêntures, FIDIC, LCA, estou segurando 10% em CDB enquanto não são definidas estratégias concretas de como a economia será encarada com a permanência (infelizmente) do PT na presidência, e quase nada em poupança, apenas para caso haja alguma emergência. Já caí na armadilha de possuir uma previdência privada, e de ser ludibriado por títulos de capitalização, nada resiste ao tempo e ao acesso à informação para aprendermos com nossos próprios erros, não possuo nem um nem outro atualmente. Já atuei na bolsa (empatei no bruto) e vivi o boom dos fundos imobiliários (ganhei bastante dinheiro). Primeiro acho coerente experimentar o blog, para divulgar detalhes como idade, patrimônio e quando pretendo chegar à meta.

Sou casado, atuo na iniciativa privada. Para suprir uma estratégia que considero super conservadora, meu poder de aporte gira em torno de 60-70 % de minha renda "fixa". Consigo ter um poder de aporte alto, porque possuo despesas fixas muito baixas. Minha esposa também trabalha, e nem conta conjunta possuímos, respeitamos a liberdade de cada um administrar seu próprio dinheiro, conquistado pelo próprio suor.

Já dei aulas em minha área, resolvi adiar este trabalho extra (que me permitia maiores aportes) para poder concluir o doutorado, uma questão de prioridade. Acredito que este título me abrirá portas em um nicho quase inexplorado, aliando à mercado de trabalho (sim, é possível!)

Não me aprofundo no momento quanto gostaria em mercado financeiro, investimentos de maneira geral, pois preciso concluir o doutorado. É a meta que considero ainda mais ousada em relação à esta meta, razão por estar criando este blog. Certamente procurarei arriscar mais quando tiver condições de estudar sobre economia e finanças para ter embasamento, para não encarar como uma jogatina (embora seja o "país da zueira").

Acho que para uma primeira postagem, está razoável. Espero ter maiores inspirações para as próximas!

9 comentários:

  1. Acompanharei seu blog, apesar de você odiar alguns adjetivos da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que demonstrou interesse, obrigado. Gostaria de compartilhar quais os adjetivos de sua vida que você alegou que detesto?

      Excluir
    2. Se eu me lembro foi a generalização sobre os servidores públicos.

      Excluir
    3. Generalização não significa 100% ;-)

      Não odeio o funcionalismo público, pessoas muito próximas à mim são funcionários públicos. Geralmente (não sempre), o típico brasileiro quer passar em um concurso com o pensamento de não precisar se dedicar tanto ao ofício. Particularmente acredito que este contexto não é determinante para um país ser independente e forte em aspectos econômicos, este assunto dá margem para muitos argumentos e opiniões.

      Compare o tamanho do funcionalismo público do Brasil e dos países onde o poder público não afeta tanto a economia e se tem maior liberdade de mercado, uma rápida pesquisa no Google. Verás que os países economicamente viáveis possuem menos estado e mais livre mercado.

      Existem "vagabundos" no setor privado, e trabalhadores que dão seu sangue no funcionalismo público, embora sejam minoria. No funcionalismo público ninguém te manda embora, já não ser produtivo no setor privado é rua, simples assim. Quando as pessoas batalham mais, naturalmente ascendem mais profissionalmente. Quando se está na zona de conforto, pra quê se destacar? Não faz o menor sentido.

      Enfim, uma "palhinha" sobre minhas opiniões, nada pessoal.

      Excluir
  2. E ai M40.... Vou te acompanhar nesta jornada..... Eu e Dona Esposa seguimos como vc e sua esposa fazem.... Liberdade financeiro com o dinheiro de cada... Isto evita aquelas brigas chatas do tipo "Vc não pode comprar isto ou aquilo"........

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vindo, Maluco Beleza! Faço de suas palavras as minhas, nem conta conjunta temos. Mesmo antes de casarmos, já havíamos combinado que cada um teria sua própria vida financeira. Claro que isso não impede de um agradar ao outro de vez em quando, como costumo dizer que casamento não é prisão. Vou acompanhar seu blog também, simbora nessa corrida dos loucos :D

    ResponderExcluir
  4. QM,

    Muito legal ver seus posts iniciais e sua constância na finansfera!
    Legal tb que vc fez doutorado... estamos na luta também! hehehe

    Vc se importa de me enviar o email do seu blog? Gostaria de trocar uma idéia a respeito disso.

    Grande abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email temporário expirou, mas queria sugerir o seguinte: como as postagens no meu blog exigem moderação, me mande uma mensagem por lá com seu e-mail, que eu enviarei pra você, e não irei publicar seu comentário. Que tal?

      Abraço!

      Excluir
  5. Ainda faço doutorado, meu nobre... Minha história rende um livro. Seja muito bem-vindo!

    Ao contrário do que observei desde antes desta época, vejo que a decisão que tomei em aportar e aprender a investir melhor foi uma decisão mais que acertada. Pude aproveitar uma época em que o crédito estava fácil e os empregos que pagavam muito melhor eram fartos. Fenômeno raríssimo nos dias atuais.

    Por questões de segurança e anonimato, pode fazer contato a partir deste e-mail: wie@e.wupics.com

    Grade abraço.

    ResponderExcluir