terça-feira, 1 de setembro de 2020

Atualização do patrimônio financeiro de Agosto/2020

Salve, meus nobres. Registramos uma queda razoável na bolsa no último dia útil do mês de Agosto. Toquei os 2 milhões como registrei nesta postagem, patrimônio subiu, perdeu a marca, mas bateu na trave e praticamente manteve neste fechamento.

Vida Pessoal


Projeto mais novo já atrasou, mas eu esperava por isso. Eu prefiro iniciar pelo mais arriscado e importante, para assim ir deixando o mais previsível para o final. Este artigo aqui, embora de 2008, se aplica muito ao que conheço como Síndrome da Gestão Covarde, e eu já cansei de ver isso por aí em projetos de desenvolvimento de sistemas.

O projeto que possuo mais autonomia, precisei mexer para aumentar esse time, redimensionando as pessoas que já atuam em diversas frentes. Fazendo juz ao "dividir para conquistar", além de envolver o principal cliente e entendedor das regras de negócio no dia a dia das entregas.

Eu comprei um smartphone mais bolado para dona esposa. Estava precisando, e resolvi não regular. Ela mesma ficou surpresa, e a postura dela comigo tem melhorado. Seria eu tão sovina que isso estava influenciando em nós?

Filho vai muito bem. É um prazer que palavras não podem descrever por acompanhar o crescimento dele, pois trabalho de casa. Vou completar dois anos que trabalho assim, antes mesmo de se cogitar pandemia.

Tô preocupado com meu ganho de peso. Tem roupas que estão começando a ficar mais apertadas, cinto diminuiu um buraco. Vejo pelas minhas (poucas) selfies que estou com a cara redonda! Estou procurando diminuir em doces e afins que nada contribuem com a saúde. Ainda não consigo encontrar um horário para me exercitar com regularidade. Essa é a consequência por não ter adquirido o hábito, além da sobrecarga assumida de trabalho. Três clientes não é moleza.

Finanças Pessoais


Vou meio que parar de escrever tanto sobre Locaweb, mas é graças à ela, principalmente, que meu patrimônio tem subido mais do que o IBOVESPA. Não quero me apaixonar pela empresa, mas eu nunca vi uma empresa subir tanto assim, em tão pouco tempo. Quero dizer, já vi sim: IRB. Espero que nunca chegue neste ponto, pois minha leitura é que a Locaweb fez ótimas aquisições e nunca se envolveu (até onde sei) em nenhum escândalo. IRB eu cheguei a me apaixonar, e vejam só. Por este motivo, continuo colocando no bolso mês a mês, vendendo abaixo dos 20k para não pagar IR. Vendi mais 300 ações por 60 e uns quebrados, nada mal para quem adquiriu no IPO a 17,25.

Entrei em um novo fundo imobiliário, TGAR11. Peguei uma oferta pública de distribuição primária de cotas a 128 reais a cota, último preço a mercado fechou em 134,90. Estou metendo o pé em dois FII's que perderam o sentido (na minha análise) com a pandemia e diminuindo posição em um terceiro. Farei isso ao virar os dias em que ainda terei direito aos dividendos, já programei isso certinho.

Estou de olho no IPO da Petz e da Rede D'Or. Devo entrar em ambos. De olho em outras empresas que já possuem capital aberto.

Atualização do patrimônio financeiro


Por muito pouco não manteve o marco. Esse mês eu guardei menos do que a média dos últimos meses, 20k, como comentei que o faria na última atualização. Patrimônio bruto subiu 73k, e com isso na trave estamos em 2 milhões e 1 mil reais. Segura que a bolsa não é uma linha reta.


Com o novo aporte que farei em Setembro, e se a bolsa colaborar, acho que dá pra seguir crescendo para fechar bem este ano, ao menos neste marco já alcançado.

See ya!

14 comentários:

  1. Salve Sirigueijo (rsrsrsrs)
    Acabei de conhecer seu blog. Parabéns pela conquista dos 2 milhões.

    Estou te adicionando em minha lista de blogs e pretendo começar a te acompanhar.

    Abração do Senhor Renda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado SR, seja muito bem-vindo! Obrigado pelas felicitações, estamos juntos. Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Seu Sirigueijo!

    Parabéns novamente pelos 2kk! 😎😎

    Sobre o ganho de peso... procura saber sobre o aeróbico em jejum, se esforce para fazer pela manhã após acordar, se preciso levante mais cedo!

    Abraços!
    https://axelrodcapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar me informar, principalmente se não poderá provocar efeitos colaterais indesejados.

      Um abraço, obrigado pela dica!

      Excluir
  3. Cara, lembro que assim que lançou o IPO da LWSA3 eu até cogitei entrar, mas preferi ficar acompanhando de fora. E como foguete não tem rabo, acabei ficando pra trás. Você fez um ótimo negócio, Siri! Mais uma vez parabéns pela evolução patrimonial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Boa parcela disso foi sorte, entrei de forma semelhante (reservei) para o Petz, e me parece que o otimismo está geral. Vamos ver se não repetimos a dose. Para reservar em IPO, tenho sido bem mais criterioso que antes, e entre tantos que estão rolando, esse foi o primeiro desde o da Locaweb.

      Sobre ótimo negócio, muitos me incentivaram a não entrar, pois pensavam erradamente que era uma simples empresa "provedorzinha" de internet. Resolvi não dar ouvidos, e até hoje foi a minha cartada mais acertada em um IPO. Agora que estão todos morrendo de amores pelo Petz, espero que não tenha feito uma escolha ruim. Só saberemos no dia 11/09.

      Agradeço pelas felicitações, e obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Eai milionário, beleza? Qual é o tipo de estratégia que você adota na Bolsa? vi que você vendeu Locaweb porque acha que está em um preço topo.

    Afinal, quais são as ações que você segura e não larga? ou você não faz isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo beleza. Segurando as pontas que a bolsa não anda fácil em Setembro, principalmente depois que as ações de empresas de tecnologia nos Estados Unidos andam sofrendo quedas razoáveis. Isso por algum motivo reflete nas ações daqui.

      Eu não tenho uma estratégia muito bem definida. Analiso alguns setores que mais me identifico, defino meu proporcional de risco, e escolho uma empresa que julgo ser mais bem posicionada frente aos concorrentes. Gosto de diversificar setores, não empresas do mesmo setor.

      Vou vendendo aos poucos, não há como adivinhar se vai continuar subindo por muito tempo. Aprendi de forma dura com a IRBR3, ela só subia, empresa praticamente dominando o setor, e já sabemos o resultado. Também motivado por isso, vou colocando no bolso, sem procurar desenvolver nenhum amor pela Locaweb.

      Normalmente seguro por bastante tempo, dificilmente vendo. Quando subiu bem, e não tenho uma visão naquela empresa de dividendos, vou colocando no bolso. Alguns papéis são apostas, outros aguardo pacientemente por momentos melhores, mas procuro ficar fora de setores bombas, na minha visão. Ou seja, nada de demais, mesmo.

      Excluir
  5. Parabéns pelo fechamento! Sobre a LocalWeb, é isso aí que eu faria, ir colocando no bolso alguns lucros e ir controlando o risco da carteira, deixa subir e vai tirando lasquinha.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Sim, aprendi a lição. Estamos sempre aprendendo. Já são três meses seguidos tirando lasquinha, há tempos não fazia algo assim.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Grande Sirigueijo! Foca nas corridas/pedal são muito boas para colocar na agenda durante a semana, falo por mim, há anos venho fazendo e não largo isso, não fico sem!! No mínimo uma vez na semana um grande pedal ou corrida, ou se o tempo for mais curto, fraciono durante a semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou procurando seguir na caminhada diária, mas ainda não consegui comprar a bike. Vou esperar chegar a Black Friday, e ver de colocar um suporte pro carro, já que moro mal e aqui não tem estrutura decente, menos ainda ciclovia.

      Difícil ter essa disposição toda com tantos afazeres, mas quem sabe um dia...

      Excluir