segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Atualização do patrimônio financeiro de Janeiro/2020

Atualização para cumprir tabela. Ao contrário do que o Engenheiro Investidor desconfia quando me cita aqui, na verdade eu ando muito atarefado. Não tem dado tempo nem de pensar em ficar depressivo, mas confesso que ando um pouco irritado.

Vida Pessoal


Vou parar um pouco de falar de FIRE. Andei lendo alguns posts recentes, de juras de amor até ódio declarado, e como tenho ocupado minha cabeça com coisas que me trazem mais dinheiro, não quis dar audiência. Minha impressão é que está virando um assunto batido, e eu não vou mesmo mudar o mundo.

Com base nessa linha de raciocínio, o que venho pensando mesmo é em como eu posso ajudar pessoas (que no meu entendimento, mereçam) a crescerem. E quando digo crescer, é desde um pontapé inicial até participar ativamente da jornada. Percebo muitos, principalmente jovens, perdidos num mundo tão cheio de dados (não informação) e tão pouca utilidade. Quando escrevo isso, é porque decidi ajudar uma pessoa que muito quero bem, e me ajudou a me tornar o que sou hoje. Assim como já escrevi aqui que eu e minha esposa somos totalmente o inverso um do outro, esta pessoa também age e pensa diferente de mim. Muitas preferências, dos mais variados assuntos, também são diferentes.

Por quê estou escrevendo isso? Porque eu fiquei careca de ler, de escutar, que pessoas para se darem bem, precisam ter gostos semelhantes. PORRA NENHUMA. Eu costumo me dar bem com pessoas que pensam MUITO diferente de mim, em muitos aspectos (menos na política, que não tenho saco de discutir com esquerdista e nem isentão). Então quanto mais eu leio por aí, que as pessoas precisam ter gostos parecidos para se dar bem, mais eu me convenço de que essa busca incessante por rótulos e estigmas é puro BULLSHIT. Eu não tenho o melhor relacionamento do mundo, e praticamente ninguém próximo que curte o que curto, mas eu vivo muito bem, obrigado.

Então, muito cuidado ao criar regras em um mundo onde as pessoas são sempre diferentes. Já cansei de ver casais que até só assistiam série "juntinhos", e hoje não estão mais juntos. Casais religiosos, amigos nerds, que depois discutiram, nunca mais se falaram, se separaram. Eu sou a prova viva que tudo isso é BULLSHIT.

Mudando de assunto, precisei reconfigurar o time que estou montando. Eu ando um pouco desgastado mentalmente, é o que tem tirado minha paciência ultimamente. Por mais que eu só queira trabalhar com pessoas dignas (isso que não me considero nada de demais), mas eu acabo exigindo uma postura de ownership dos que me acompanham. O problema nisso, é que raramente as pessoas têm esse sentimento, são meros empregados que precisam de ordens para poderem executar algo. Esse é meu conflito mais atual, procuro pessoas para se juntarem à mim, mas raras são as que puxam e não precisam de mim pra trabalhar.

Peso? Exercícios? Hahahahahaha nem sei mais o que significa. Eu me cobro uma atitude, mas não tem jeito. Sou gordo, penso como gordo, e é isso.

Finanças Pessoais


Depois de uma grande alta, vem o quê? Uma grande queda. Por mais anos e anos, eu ainda não aprendi. Preciso me habituar a colocar no bolso de tempos em tempos algo que subiu muito. Aí vem um vírus e bota todo o planejamento pra fuder. Desconfianças de desaceleração global, corona vírus e dificuldades em se seguir com reformas.

Me deixem com meu tão suado dinheirinho

Continuo na caminhada ao segundo milhão. Como a meta é esse ano, acredito que mesmo com esse impacto, será possível, mas talvez não tão cedo como estava projetando.

A novidade é que eu entrei num IPO da Locaweb, e entrei na categoria de lockup de 45 dias. No IPO estreou fechando em quase 20% de up algo que eu não esperava. Mas como alegria "de pobre" dura pouco, está meio que compensando as perdas que andei tendo.

E por falar em perdas, tá uma verdadeira guerrinha entre IRB e Squadra. Como caiu muito, penso em aumentar posição, mas assim como a maioria deve estar pensando, não estou muito convicto disso, se for comprovado que os balanços estão mesmo furados.

Para ajudar ainda mais nesse contexto, continuo aportando alto. Mas estou em vigilância, pois é capaz que um dos projetos que atuo seja finalizado em breve, ainda que eu não tenha recebido nenhum comunicado oficial.

Atualização do patrimônio financeiro


Vamos aos números: 1 milhão e 736 mil reais, uma alta de 27k, sendo 18k em aportes e 9k de aumento patrimonial bruto dos investimentos. E Fevereiro pelo visto vem bomba por aí.

Eu esperava chegar nos 2kk até metade de 2020, mas dado esse vírus e todas as dificuldades em que fazer reformas, é capaz que seja um ano muito conturbado em renda variável. Espero que eu esteja errado! Ainda tenho expectativa de chegar neste marco ainda em 2020, nem que seja em Dezembro.

Até o ranking e o show dos milionários.

6 comentários:

  1. Não dê importância ao Enegenheiro Investidor e seus comentários. Esse cidadão propôs a blogueira Ryca, colocar ela no ranking de patrimônio, passando-a na frente dos suplentes que estão lá a tempos.
    Ou seja sabotando o ranking. Só por isso já não pode ser levado à sério, fora alguns comentários que ja vi dele em outros blogs, comentários que não agregam em nada.

    Ainda que alguém esteja realmente desanimado, qual o problema disso? Todos passam por altos e baixos, tem gente que adora rotular os outros ou querer se mostrar mais feliz e realizado que os outros apontando as supostas falhas dos mesmos.

    E por fim quem é mais responsável e ao menos tenta levar as coisas com mais seriedade provavelmente vai se estressar mais mesmo, não vejo muito como fugir disso. Não acho que todo mundo tem que ser sistemático ou algo do tipo, pelo contrário até sou crítico de coachs e entusiastas da pessoa hiper produtiva.
    Mas ao meu ver aqui no Brasil as pessoas tentam ganhar pontos no trabalho e outros ambientes baseadas numa simpatia muitas vezes falsa, mas o brasileiro ainda cai nisso, inclusive superiores no mercado de trabalho, logo ser um bom ator em alguns casos dá mais frutos que ser alguém competente, responsável ou ebem intensionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      na minha visão, não seria questão de dar importância, ou não. Lembre-se que temos o distanciamento através de blogs, interagimos apenas virtualmente. É difícil concluir quando não se convive, e a interpretação dele foi pensar que eu estava depressivo, pois realmente eu não tenho tratado as postagens deste blog com o entusiasmo como eu estava antes. Eu já pensei muitas vezes em manter a cadência de postagens apenas para informar atualização do patrimônio, sem detalhar meu cotidiano, pois não sei se esse espaço é tão relevante e ajuda alguém de alguma maneira que justifique manter comentando. A intenção de quando iniciei o blog foi criar um diário de bordo pra mim, eu nunca me preocupei tanto em tornar o blog atrativo nem nada. Você pode perceber que raras são as postagens que não sejam atualização mensal, e mais raro ainda eu comentar nos blogs de outros.

      Sim, a vida é feita de altos e baixos, e coincidiu o maior impacto atual do coronavírus com algumas coisas em minha vida pessoal que não foram tão boas. Em momentos assim, a melhor coisa é se afastar, não descontar em ninguém, e procurar ver o lado bom. Por esse motivo eu faço comentários sinceros, não tenho preocupação em desagradar, principalmente por ser outro anônimo. Mas na vida real sou assim, e procuro dosar para não desagradar. Aprendi que é melhor ter paz de espírito, do que razão.

      Também sou dessa linha de quem vende felicidade é um farsante. Embora eu me estresse sim, eu gosto muito do que faço, tanto que como consequência venho relatando aumentos substanciais nos aportes.

      Não tem jeito, quem quer trabalhar duro, não se limita a ficar escondido, atrás de um empreguinho CLT, e foi isso o que me proporcionou chegar até aqui. Eu passei por alguns contextos de politicagem, e se eu não cresci tanto, foi porque nunca me senti bem em puxar o saco de ninguém. Vi no trabalho como autônomo uma maior liberdade de atuação, de ter várias fontes de renda (não apenas dos retornos dos investimentos) e consigo dosar melhor com vida pessoal. É incrível como que o meu filho hoje em dia é muito mais próximo e me procura, o que antes não acontecia. Então por este motivo, sou grato por ter tido a chance de ter feito essa mudança, claro que existem riscos, mas ficar com a bunda numa cadeira de escritório esperando que as coisas aconteçam por dependência de terceiros, é definitivamente o que nunca quis.

      Excluir
  2. Como vai Sirigueijo?

    Sou o cidadão que tinha te falado sobre House of Cards e o "teatro".
    Impressionante como a todo instante tem coisas para nos distrair, quando não é alguém querendo te tirar dinheiro, é soda.

    Sobre o lance de diferenças, as vezes acho até bom lidarmos com "DIFERENTES" para atualizar nosso "banco de dados", no que se refere a comportamentos, hobbies, trabalho etc, faz a mente não se acomodar. Junto isso com a possibilidade de alguma informação valiosa que podemos estar perdendo...mas sei que é a custa de paciência e sorte.

    O nome do blog eu já tenho mas ainda estou reformulando algumas ideias, estou fazendo um curso pago sobre aplicações em ações pois para um peixe pequeno como eu, ficar na renda fixa já não é tão vantajoso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou bem, procurando sobreviver em uma tormenta. É um prazer poder contar com novos comentários aqui.

      Sobre distrações e diferenças, é um ponto bem pertinente e que passei a prestar mais atenção. Sem extremismo, assisti um documentário sobre minimalismo, vários pontos eu já estava ciente, porém foram trazidos dois pontos que me chamaram atenção:

      - É impressionante como o uso de celular e distrações de aplicativos drenam nossa atenção ao que precisamos focar. Eu mesmo me deixo levar pelas notificações incessantes no WhatsApp, e isso me desconcentra muito. Em um mundo com cada vez mais fontes de dados, sinto que devo remar contra isso, removendo as inúmeras notificações e me policiando para não ficar ansioso se há novas mensagens. Além disso, as interações sociais são muito limitadas quando fazemos uso do celular, quando deveria estar dando atenção para o meu filho, por exemplo.

      - Um dos protagonistas do documentário relatou que sua namorada não era minimalista, e é um ponto interessante ao menos pra minha realidade, pois como já muito comentei aqui, minha esposa é o inverso de mim, é consumista, mas ao menos não me pede dinheiro, pois tem sua "independência" através do trabalho dela. O ponto é que é possível conviver com pessoas diferentes, e o documentário mostrou isso, apesar dele viver e praticar minimalismo.

      Comece já um blog, e me avise para passar a segui-lo :)

      Independente do caminho, você está certo. Aja, não espere que as coisas mudem sem que a gente busque mudança.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Até eu que não tenho IRB, cogitei entrar após essa queda desenfreada por culpa da Squadra. Mas ainda acredito que a ação está sobreprecificada. No mais, parabéns pelo desempenho do mês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IE,

      como procuro afirmar, depende da sua estratégia. Confesso que tive minhas dúvidas, mas até onde conheço, é uma empresa sólida, bem posicionada em termos de concorrência e no setor de seguros, atributos que Warren Buffet gosta, e não questiono o maior investidor da atualidade. Além disso, ele fez uma compra relevante, o que parece ser um sinal de que não é algo a ser desconsiderado.

      Obrigado pelas felicitações!

      Excluir