domingo, 22 de setembro de 2019

Aposentadoria é muito mais do que parar de trabalhar

Eis o que me deparei: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/2019/09/22/aposentadoria-e-muito-mais-do-que-parar-de-trabalhar.ghtml

"as pessoas que planejam a aposentadoria focam apenas no aspecto financeiro, esquecendo-se que este é também um exercício psicológico"

Não sou fã da globo, nunca fui, mas navegando acabei caindo nessa postagem. Reflete de forma resumida o que passei há alguns meses, na atualização de Maio que aproveitei para comentar sobre uma experiência de ficar sem recorrência como fruto de meu trabalho. Por mais que tenha sido pouco tempo, foi suficiente para que desse uma pirada.

De fato, pelo menos desde que comecei a contabilizar, antes da criação desse blog, me foquei apenas no aspecto financeiro. Me sacrifiquei muito, principalmente nos sete primeiros anos, a ponto de mudar minha maneira de agir. Apesar do sacrifício, não me arrependo, e a única coisa que mudaria, é que teria iniciado muito mais cedo a comprar ações.

 Olhando para o presente, penso que posso ficar muitos anos sem trabalhar. Mas nesse pouco tempo que fiquei sem trabalho, passei por um turbilhão de emoções. Foi muito estranho ficar em casa, ainda que com alguns hobbies e passatempos, sem nenhum tipo de compromisso. Achei que ia ficar bem, mas os primeiros dias foram bem difíceis. Me senti muito mal, um inútil perante sociedade. Estranho ter pensado assim, depois de alcançar um patrimônio tão relevante, mas parece que, naquela situação, todo o sacrifício feito por tanto tempo foi apagado por um momento tão curto.

Me parece que essa visão de ficar curtindo hobbies e passatempos por tempo indefinido não funciona pra mim. Incrivelmente, logo depois da experiência, consegui outro projeto, e pouco tempo depois ainda arrumei mais outro. E hoje em dia, sem ter procurado, estou tocando mais um. Parece loucura, como de repente de nada para super atarefado. E quem duvida, ainda consigo manter tanta coisa sem precisar me sacrificar virando noites ou trabalhando finais de semana. Como o trabalho é remoto, consigo administrar bem, inclusive com vida pessoal.

Então, creio que deverei continuar trabalhando, mesmo que chegue em um novo patamar de patrimônio. Me coloquei como objetivo me manter nesse ritmo até final deste ano. Para ano que vem, quero diminuir o ritmo para me dedicar em algo relacionado com investimentos, preferencialmente em assuntos direta e indiretamente relacionados com mercado de ações.

Nem sou de sair da rotina de atualizações, mas quis registrar. Não planejo parar, mas diminuir o ritmo e me dedicar a outro caminho. Até mesmo me enchi de estudar coisas na minha área, ler artigos, participar de eventos, sequer falar sobre. Quero fazer o de sempre, estudar o necessário e vida que segue, acho que tenho muito mais a contribuir me aprofundando em investimentos.

Isso que importa!

Até a próxima!

18 comentários:

  1. O lado psicologico conta muito. Antes de vislumbrar sair do sistema vc tem que ter um projeto pra viver fora dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, e senti na pele que eu ainda não estou preparado para isso. A questão é: regra dos 4%? Qual projeto, em específico, ou generalizando? Difícil sem definir exatamente o quê. No caminho, vou definindo metas, mas sem pensar num marco para passar a viver de rendimentos. Minha meta atual é chegar entre 1.8 kk e 2 kk até final de 2020, já que alcancei 1 milhão bem antes dos 40.

      Excluir
  2. Oi Milionário,

    Apesar de ainda não ser FIRE, já penso nisso com frequência. Como não sou uma pessoa que se contenta em ficar conversando com a vizinha e assistir televisão, sei que também vou passar por uma fase de "surto", de sensação de inutilidade. Já tive uma experiência parecida quando tirei licença maternidade, e fiquei 7 meses em casa. Pra gente ver como fomos condicionados a vida inteira a ficarmos em escritórios... Beijos.

    viversempressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, imagino como foram seus 7 meses com essa sensação. Se eu em uma semana quase pirei, nem imagino o que seria se passasse por todo esse tempo.

      Eu também não me vejo sendo muito popular e tampouco possuo hábitos muito mundanos. Detesto televisão, e me interesso por coisas que a maioria não gosta, não se interessa ou não conhece com profundidade.

      Eu me cansei da vida de escritório, de politicagem inútil. Tenho me saído melhor trabalhando home-office full-time, me sinto mais produtivo e consigo administrar melhor com minha vida pessoal. Além de ser um treino para FIRE.

      Muito obrigado pela visita, visitarei seu blog.

      Excluir
    2. Vc trabalha com que em home-office ?

      Excluir
    3. Com TI, é uma área bem pertinente para esse modelo de trabalho. É um pouco ingrata em termos de qualidade de vida, mas financeiramente compensa. Não é como medicina, porém não preciso ficar virando fazendo plantão.

      Excluir
    4. Tambem sou da área. Que linguagens, ferramentas ou sistemas vc usa em home-office ? Por qual começo ? Vou correr atrás pra aprender. Obrigado !

      Excluir
    5. Atuo tanto em frontend, quanto backend (sou pau pra toda obra). Uso várias ferramentas para me ajudar a orquestrar todo o trabalho, dentre elas:

      - Vídeo-conferência: Hangouts e Zoom.us
      - Comunicação: Slack, Discord e Mattermost
      - Organização: Gmail, Google Calendar e Trello

      Sistemas, nada de específico. Eu construo sistemas ;-)

      Olha, sobre por onde começar quando se fala em linguagens e frameworks de programação, depende muito de onde se sentir mais confortável. Existem as mais antigas e que perduram (Java e C#), as mais recentes (Golang, Python, Ruby on Rails, Node) para backend. Front, os principais frameworks Javascript são Angular, React e Vue. Tem algumas modinhas, mas eu prefiro esperar que amadureçam. Se quiser, eu faço contato por email (me passe seu email), e te ajudo mais com esse assunto.

      Eu vivo falando que essa área é o que há, e qualquer pessoa pode programar. Não tem mercado protegido, não precisa ser formado e nem ter carteirinha. É uma mina de ouro!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado pela visita, e por acompanhar meu diário de bordo.

      Excluir
  4. Bem interessante!
    O meu conceito de aposentadoria nada mais é que a "liberdade financeira" de não ter que trabalhar com algo especifico para que tenha a renda necessária para uma qualidade X de vida... entende?
    Com toda certeza, ao se aposentar a pessoa deve manter algum hobby que ocupe seu dia e que em alguns casos até lhe traga retornos financeiros e principalmente emocionais positivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que entendo, sim. Talvez eu permaneça experimentando essa liberdade, mas ainda sendo prestador de serviço. Engraçado que "qualidade de vida" varia muito, e depende de uma série de fatores. Ouso afirmar que possuo uma qualidade de vida muito melhor em comparação com a que tinha quando trabalhava em escritório, pois administro melhor meu tempo com assuntos pessoais.

      Se tudo der certo, eu pretendo aumentar minha relevância em alguns trabalhos de freelance que venho executando. No entanto, estou bem comprometido até o final deste ano. A partir daí, pretendo investir tempo e dinheiro para me especializar em investimentos. É algo que já adio, pois ainda sou capaz de gerar rendimentos com minhas competências técnicas e interpessoais.

      Excluir
  5. Fala Milionario , blz ? cara, já cansei de falar isso aqui na Blogosfera, inclusive tenho um post no meu blog que fala sobre isso.

    Algumas pessoas que buscam a IF aqui nesses recintos tem que começar a abrir o olho , essa história de parar de trabalhar é Bulshitt do Século XXI . E algumas pessoas como o Corey já acordaram pra essa realidade ,muito ainda estão sacrificando e muito suas vidas atuais para alcançar uma coisa que eles acham que é de um jeito mas é de outro.

    Porque ? a pessoa passa a vida inteira trabalhando e poupando, ela acha mesmo que vai se reprogramar a parar de trabalhar da noite pro dia ? não mesmo.

    Acho que é válido você sair do emprego que não gosta e montar um negócio seu, mas você não precisa de 4milhões rendendo 0,7% ao mês para conseguir isso.

    Enfim , tenho 2 exemplos na familia que me mostram isso , ambos alcançaram seus objetivos pararam de trabalhar e começaram a praticar hobbies e hoje estao em suas rotinas novamente.

    ACREDITO que o interessante é trabalhar e conquistar coisas. esse é o prazer da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, eu não me vejo parando de trabalhar, nunca. Aquela imagem numa cadeira de praia tomando água de côco é puro mito.

      Trabalhei não tantos anos assim, em comparação com muita gente, mas o suficiente que precisava tomar uma atitude para não depender de uma única fonte de renda. E trabalhar em escritório foi algo que me enchi, e felizmente por enquanto consegui tirar isso da minha vida. E acho que, mesmo com minhas limitações, consegui chegar em um patamar patrimonial que poucos conseguem em uma vida inteira.

      Até mesmo porque eu gosto do que faço. Claro que tem momentos que nada dá certo, nada funciona, mas nada que não se resolva depois de esfriar a cabeça. Acho que estou conseguindo ser útil para os trabalhos que executo, meus "clientes" falam coisas boas de mim, então está tudo indo muito bem. Só acredito que será uma questão de diminuir esse ritmo, e que irei redirecionar meu foco.

      Por um tempo trabalhando em escritório, lidei com situações que estava de saco cheio. Gente de mente pequena, puxando saco, cheias de medo para sair da zona de conforto. Então o patrimônio que alcancei me dá segurança para não temer por desafiar o que achar que deva desafiar, e sem receio de desagradar por qualquer motivo. Então, não me arrependo do meu caminho trilhado, e me deu "coragem" de chegar no momento de vida que me encontro, sendo produtivo e, na minha realidade, sendo muito bem pago por isso.

      E saber que não dependo de uma única fonte de renda, fruto do meu trabalho e uso de meu tempo... Isso não tem preço! :)

      Gostei bastante de suas palavras. Me ajudou a repensar em todas essas confusões mentais que existem em torno do assunto FIRE.

      Excluir
    2. Então exatamente , também acredito nessa história de cadeira de praia e agua de coco ser um MITO ! até mesmo os Playboys e patricinhas que tem vidas fáceis desde cedo enjoam dessa vida e quando não tem mais estimulos nenhum vão para as drogas. Enfim.

      Eu tenho uma teoria, que o nosso criador gosta do trabalho e do esforço, não sei porque, mas tudo que da trabalho e tem que aver esforço do ser humano, traz recompensas.

      Essa idéia da biblia de trabalhar 6 dias e descansar 1, é um dos pilares para uma vida feliz.

      Acredito firmemente que a pessoa tem que buscar sair de um emprego que não gosta e te estressa, todo ser humano tem habilidade para fazer alguma coisa e é nisso que tem que investir seu tempo.

      Eu por exemplo , gosto do empreenderismo, lidar com pessoas , ganhar dinheiro, creio que nunca irei parar de fazer isso na minha vida, sempre estarei conquistando coisas, ajudando pessoas da minha comunidade, indo a minha fazenda aos fins de semana. O Dinheiro quando bem utilizado ele pode trazer muitas alegrias e bençãos para a vida do ser humano.

      Agora quando ele é utilizado com intuito de satisfazer seus prazeres e alimentar sua preguiça, parece que tudo começa a dar errado.

      Excluir
    3. Comentários excelentes, te agradeço por se envolver no assunto. Hoje estou mais certo que, quando se trabalha no que gosta, as coisas fluem e o dinheiro vem. Não existe perfeição, há dias em que nada dá certo, mas é passageiro.

      Apesar de não me considerar religioso, eu também acredito que o trabalho nos traz dignidade e propósito. Quando fiquei uma semana, apenas uma única semana sem trabalhar, senti um vazio enorme, um inútil perante sociedade. E nessas horas, acho que patrimônio nenhum faria me sentir diferente.

      A liberdade que se alcança, me deu coragem para ousar e colher os frutos que colho hoje em dia. Não se trata de acumular sem objetivo, esse hábito nos traz maior paz de espírito e nos permite sermos mais nós mesmos, sem medo de exposição, como eu via com muita frequência nos lugares que trabalhei presencialmente. Era nítido que as pessoas, mesmo não concordando, tinham medo de se exporem e colocarem em cheque suas reputações. A partir de determinado momento de minha vida, passei a me preocupar muito menos com isso, e por mostrar o que acredito e prego no meio profissional, me permitiu ter uma liberdade de escolha muito maior hoje em dia. Sem correr atrás, estou tocando vários projetos, e ganho bem mais em comparação quando trabalhava como empregado. É só comparar meus aportes atuais com os de alguns anos atrás.

      A grande falácia, muito compactuada por aqui, é que acumular dinheiro é ser mesquinho. É não aproveitar a vida no presente. É pensar que fica tudo pros herdeiros. Por ficarmos cercados de gente que não consegue criar várias fontes de renda, fica difícil ter apoio de pessoas próximas que nos entendam. E é na blogosfera, embora não participe muito, que me sinto mais confortável.

      Mais uma vez, obrigado pelos comentários, volte sempre.

      Excluir
  6. Show o post, acho que nunca vou conseguir parar de trabalhar também. Sou workholic mas espero que isso me leve a algum lugar hahaha

    https://afortunademrburns.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e fico feliz que tenha gostado. Inclusive estou pensando em escrever mais. Os posts corriqueiros de atualização servem mais para manter o diário de bordo e acompanhar a evolução, mas notei que a galera participa bem mais com postagens sobre assuntos específicos.

      Só preciso arrumar prioridade para escrever! Talvez se começar com um compromisso de uma postagem lá pro meio do mês, intercalando com o início sendo a atualização, pode dar mais dinamismo ao blog. Vamos ver se conseguirei.

      Ah, ao menos aporte bem e se livre da dependência! E cuidado com a saúde e as pessoas perto de você. Ser workaholic pode ser perigoso, eu me considero também, mas tento dosar.

      Excluir