quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Atualização do patrimônio financeiro de Julho/2018

Mês bom para RV. Aportei menos que o último mês e pude obter um crescimento interessante.

Vida Pessoal


No trabalho, ando entediado. Estou aproveitando para estudar coisas que venho adiando. Tudo é muito lento, muito mais do que eu desejaria. Pelo visto é me acostumar mesmo.

Enfim pagaram o que me deviam no freelance. Querem renovar, mas estou empurrando com a barriga. Estou evitando estresse, e este teve uma pequena dose de aborrecimento, mas por desorganização e falta de clareza por parte deles.

Meu lado empreendedor está começando a dar resultados. Embora ainda não tenha iniciado o projeto, estamos organizando as ideias e o público alvo. Os acordos entre os envolvidos estão em vias de serem sacramentados. Então, espero que em Agosto a coisa ganhe ritmo.


Quero meu outro milhão!

Iniciei fisioterapia, enfim. Encontrei um local acessível e em horários aderentes ao meu dia a dia. Tomara que dê jeito.

Venho pensando muito sobre essa vida de empregado. Por um lado, a tranquilidade e morosidade que buscava eu encontrei. Por outro, sinto falta de verdadeiros desafios. Quando rola um estresse (lá é muita "burrocracia"), me vem logo à mente que não preciso, que podem me mandar embora, que não tô nem aí. Engraçado como pondero entre esse pensamento e o de que não sei se saberia lidar com uma demissão, mesmo sabendo do patamar que cheguei. Há muito tempo trabalho como empregado e não sei se saberia lidar com minha saída.

Também não ando com paciência nem disposição pra arriscar uma virada de mesa. Pensando em mergulhar em bons cursos sobre mercado financeiro. Mas não quero virar trader, pois acho que não tenho perfil pra isso. Gosto muito de analisar o que leva as pessoas a tomarem suas decisões neste contexto. Pensando em ler o livro a seguir, escrito por um psicólogo (isso mesmo!) que ganhou o prêmio Nobel de economia em 2002.


Falando em motivador, sacramentei oficialmente minha saída do programa de pós-graduação. Conversei com meu antigo orientador e disse que não queria mais seguir mesmo. Chutei o balde. Anos que perdi, mas ganhei em aprendizado. Se tem uma coisa que eu aprendi amargamente, foi que não adianta buscar um tema de estudo se não for algo que te dê tesão. Fiquei alguns anos batendo praticamente no mesmo ponto, relutando que isso daria algum resultado. Não deu, o tempo passou, a pesquisa desgastou, não encontrei nenhum rumo, e a relação com pesquisadores mais próximos e orientador esfriou. Não sou de desistir, mas ficou muito evidente que isso não era pra mim. Antes tarde do que nunca.

Acho que estou passando por crise de idade. Não sei o que quero, não tenho nenhum motivador para me deixar sangue nos olhos. Não sei bem o que estudar, não sei no que me exercitar, não sei se procuro um hobby. Ao menos os games têm me deixado um pouco ocupado.

Preciso de uma meta urgentemente. Não quero ficar vivendo um marasmo.

Finanças Pessoais


Alguns solavancos, mas recuperação impressionante. Consegui ganhar um pouco com a recuperação da bolsa. Comprei bons lotes de ações de uma empresa, e estou planejando entrar em no máximo outras duas.

Retirei dois multimercados que não estavam rendendo praticamente nada. Estavam perdendo para o CDI. Um fundo de ações o resgate vai demorar um pouco mais, mas já solicitei.

Com isso, dinheiro forte parado. Estou traçando uma estratégia de vencimentos semestrais para daqui a uns anos. Desta maneira, poderei ter liquidez suficiente para acompanhar as viradas que o mercado for apresentando como melhores alternativas.

Então, sem tantas novidades, vamos aos números.

Atualização do patrimônio financeiro


Valores aproximados:

RF acumulado (com dinheiro parado): 941k
RV acumulado: 240k
Aporte: 5k

Valorização do patrimônio: 20k (aporte 5k + 15k rendimentos brutos)
Patrimônio em 1 milhão e 186 mil reais.

Chegando em 1.2. Acho que consigo chegar em 1mm e 250k neste fim de ano sem muito esforço, (ideal seria mais próximo dos 300). Isso se não tiver nenhuma grande surpresa neste ano eleitoral.

Até o ranking!

6 comentários:

  1. Excelente livro Pense Rápido e Devagar. Ótima para formar uma mentalidade de investimento de longo prazo.

    Para investir com sucesso para além de saber escolher bem as ações e preciso ter uma mentalidade forte.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje entendo com muito mais clareza que insistir em amadurecer mentalmente é bem mais importante que se preocupar com números. Pretendo iniciar a leitura em breve.

      Estou me adaptando à estratégia de lidar com ações, projetar para longo prazo, montar uma carteira. Fui por muito tempo (e ainda sou) meio medroso, mas como você mesmo disse, precisamos fortalecer nossa mentalidade.

      Grande abraço, e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Você é funcionário público?
    Pergunto isso porque o fato de ficar muito tempo exercendo o mesmo cargo com as mesmas funções como acontece muito comumente no funcionalismo público leva ao meu ver a um desgaste natural devido ao tédio e mesmice.
    São as mesmas atividades, as mesmas conversas, os mesmos colegas etc. Até os problemas são parecidos e as vezes isso cansa, se a pessoa não gostar do ambiente a situação fica quase insuportável.

    Com relação ao estudo concordo com você, fazer cursos sobre temas que nada tem haver com a pessoa não rende, o aprveitamento geralmente é baixo. A fixação do aprendizado muitas vezes nem acontece, o cara estuda hoje e daqui um mês já não lembra mais.

    Com relação a crise pela falta de metas, acho que a maioria das pessoas passa por isso, acho inclusive que muitos morrem sem nunca terem descoberto seus melhores talentos.
    Porém há o fator da zona de conforto ou acomodação. Nos acostumamos com nossa rotina, mesmo quando ela não nos agrada e temos dificuldade de tentar algo diferente, isso aliado com a empregabilidade acaba funcionando com uma ancora que afeta também assuntos pessoais e a nossa vida pessoal como um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou funcionário público, por incrível que pareça. Na verdade, eu já naveguei entre diferentes cargos, hoje continuo exercendo um dos que já me acostumei.

      Mesmas conversas, mesmos problemas, mesmas inquietudes. Nada muda. Parece que nada mudará. Por isso venho analisando outras frentes. Se queremos a mudança, que seja em nós mesmos ;-)

      Acho que perdi muito tempo e tardei demais em chutar o balde. Mas penso que todos passamos por coisas por algum propósito que talvez nunca entendamos em vida, então o importante é que tirei um aprendizado e segui em frente. Definitivamente, no que depender de mim, não estudarei mais por qualquer tipo de imposição.

      Reconheço que estou em uma zona de conforto e com certo meio de me arriscar. Medo de quê, não sei explicar. Talvez quem está à minha volta não entenda que sair do padrão não é sinal de derrota, embora eu não me preocupe necessariamente em provar algo à alguém. Eu estou iniciando o empreendimento, inclusive autorizei um trabalho que resolvi terceirizar dele. Em breve, segundo profissional irá atuar. E veremos. É algo que nunca acreditei muito, mas parece ter muito potencial. Dando frutos, posto aqui.

      Agradeço demais por suas palavras. Muito bom saber que posso contar com pessoas anonimamente, e já me colocou para pensar. Agradeço também pela visita, um abraço.

      Excluir