sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Atualização do patrimônio financeiro de Dezembro/2015

Primeiramente, comemoro que ainda estou empregado e consegui me manter assim por todo o ano de 2015. Fiquei impressionado como o desemprego me rodeou, atingindo parentes, amigos e vários colegas. O mês de Dezembro então foi marcado por uma verdadeira enxurrada, e Janeiro sei de várias outras pessoas que serão atingidas. Não está fácil pra ninguém, e 2016 promete ser cheio de surpresas ruins.

Não vou esperar a minha vez. Por isso, minha estratégia (já posta em prática) consiste em estudar algumas coisas que irão melhorar minhas chances em recolocação profissional, e uma das coisas que tem me perseguido é o inglês. Embora eu consiga ler e escrever praticamente sem problemas, a conversação ainda é meu ponto fraco. Tenho notado que várias oportunidades para trabalho no exterior, presencial ou home-office, exigem uma conversação ao menos próxima da fluência. Já fiz cursos tradicionais de inglês e experimentei aulas particulares (presenciais e por Skype), mas embora tenham ajudado, não são determinantes em conversação. Tenho analisado como melhorar este aspecto e consegui identificar um caminho interessante para progredir:

Learn English - 4 ways to understand what you hear

Outras coisas estão ligadas à especialização profissional em TI e são uma questão de dosar o tempo com a pós-graduação. Este ano tem que ser o ano para terminar esta pós, mesmo que isso signifique fazer algum sacrifício de trabalhar menos e ganhar menos, desde que consiga dar um foco e terminar de uma vez por todas. Isso é algo que está no planejamento e acredito ser pertinente, principalmente em um ano em que iremos amargar bastante neste país. Mesmo sacrificando os aportes, com o patrimônio que já disponho, posso me dar ao luxo de fazer isso e conquistar a titulação acadêmica máxima. Isso pode me abrir outras portas que vão além do escritório e de me tornar professor universitário, como por exemplo participar de licitações de projetos de pesquisa em minha área, e como última alternativa (embora não me sinta confortável) contaria muito como pontuação em análise de títulos em concursos públicos.

Prezados, agora que consegui passar uma ideia do que me aguarda este ano, posto aqui a atualização do patrimônio: com muito sacrifício, 10k de aporte com 8k de rendimentos. Coloquei na cabeça que preciso potencializar os aportes enquanto puder, pois é muito provável que este será um ano de sacrifícios. Com isso, fechei o ano de 2015 com um patrimônio bruto de 780k! Me darei por satisfeito se conseguir atingir um patrimônio bruto de 800k, seguindo este ritmo no post de Fevereiro/2016 acredito já ter atingido. Isso já levando em consideração que Janeiro é o mês do IPVA e terei que comprar algumas coisas para minha casa.

Força guerreiros! 2016 é o ano dos sacrifícios e de sairmos da zona de conforto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário