sábado, 30 de julho de 2016

Atualização do patrimônio financeiro de Julho/2016

Salve, salve.

Mês de Julho foi tenso no acompanhamento de rentabilidades, a maioria dos investimentos é baseada no IPCA. Tanto em Junho quanto Julho este índice não cresceu tanto, contribuindo para um aumento tímido.

Outro fato que contribuiu foi que houveram duas distribuições de proventos de debêntures, o que resultou em mais dinheiro em conta corrente e abatimentos de IR. Precisei remanejar grana de poupança e alocar junto com capital em conta corrente em outro investimento, para potencializar um pouco mais os rendimentos.

Ainda assim, pude contar com um aumento de patrimônio bruto de 8k, mas foi bem rente. No penúltimo dia útil que pude contabilizar, o que normalmente acontecia faltando quatro ou até cinco dias úteis. Tivemos 21 dias úteis em Julho, depende também da quantidade de dias úteis em um mês, claro. Para fazer frente ao acúmulo de capital e projetando que agosto talvez o crescimento possa ser menor ainda, aportei 5k. Mas não me apertei conforme relatei aqui, pois este mês acabei conseguindo uma (pequena) grana extra e não prevista, oriundo de um trabalho pontual que havia feito e finalmente me pagaram. Patrimônio bruto registrado: 869k. Faltam 31k para a meta!



Tenho percebido de uns tempos pra cá que tem sido cada vez mais difícil encontrar investimentos de renda fixa mais atrativos, como via ano passado. Procurei em algumas corretoras, e comprovei que tem sido difícil em todas elas. LCI, LCA, Tesouro: tem sido difícil dosar rentabilidade e vencimento, pois não desejo imobilizar (comum no Tesouro) até 2035 por exemplo. Procuro manter os prazos em um horizonte máximo de 5 anos.

Até mais!

sábado, 2 de julho de 2016

Atualização do patrimônio financeiro de Junho/2016

E aí pessoal,

e vamos nós para mais uma atualização de patrimônio. Acho que o momento não poderia ser melhor, enquanto acompanho a final da Eurocopa. Pensando aqui, o que será que estes jogadores de grandes seleções fazem com sua grana? Sabemos do que a mídia expõe, mas será se eles não se preocupam com educação financeira, mesmo que aparentemente estejam cheios da grana? Não acredito que se atentem tanto, mas tomando com base o povo europeu, ao menos devem ser mais conscientes.

Para descontrair: as manias do técnico da Alemanha: http://app.globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/as-manias-de-joachim-low/

Engraçado ver o quanto o futebol europeu é superior ao do Brasil. Dá até vergonha assistir qualquer jogo de qualquer timeco daqui, e também a seleção brasileira. Mania de acharem que ex-jogador necessariamente será bom técnico (caso Dunga). Mas não é culpa apenas do técnico: os jogadores são muito estrelas na minha opinião. Não vejo mais amor à camisa, e não sou o único.

Mas por que estou escrevendo sobre tudo isso? Isso demonstra que não apenas quando o contexto é finanças pessoais, mas em qualquer situação achar que o "jeitinho" é sinônimo de que vai dar certo. Não vai. A Alemanha atropelou o Brasil na última copa do mundo. Fomos eliminados na primeira fase da Copa América. O time alemão demonstrou que disciplina e trabalho duro sobressaem e geram resultados concretos. Até quando isso não fará parte de nossa cultura?



E eis o patrimônio atualizado: aporte de 5k e rendimentos brutos de 9k, totalizando 14k de acréscimo. O patrimônio bruto total é de 856k. Também tomei uma decisão sobre quanto irei aportar até chegar na meta de 900k. A opção escolhida foi:

Opção 2: aportes moderados de 4k + 8k: 12k por mês. 12 * 5 = 60, final de Outubro

Ou seja, decidi não me apertar tanto assim. Começar a praticar me permitir, afinal não são muitos os que conseguiram chegar até aqui. Seguindo esta opção, de maneira pessimista, devo chegar à meta mais tardar no final de Outubro. Chegando lá se não houver nenhuma surpresa, Dezembro vou guardar para planejar uma viagem no início do ano que vem, quando devo tirar férias.

No pain, no gain!