sábado, 12 de junho de 2021

Suspensão de atualização patrimonial

 Poisé pessoal, mais um se afastando da blogosfera. Algumas motivações:

- Ando muito atarefado em tocar meu negócio. Estou com vários projetos "rodando", acabei de obter aprovação de outro, e tem mais três na manga em prospecção e negociação. Então, estou achando que vale mais a pena direcionar tempo e energia em prosperar na empresa que estou direcionando, e aprendendo cada vez mais a escalar trabalho;

- Estou com a "síndrome de trader", me pegando abrindo homebroker com certa frequência. Não adianta usar discurso de longo prazo, quando demonstro ansiedade com as oscilações que sempre haverão em renda variável; Mas o que isso tem a ver com a suspensão do blog? No próximo item;

- A atualização patrimonial, mesmo que de forma inconsciente, me leva a querer que o patrimônio suba quase que constantemente. Isso não é pensamento de investidor de longo prazo. Então, ficar acompanhando quase diariamente as oscilações do mercado, e criar uma postagem de atualização com frequência mensal, em meu julgamento para minha pessoa, estão sabotando que amadureça em uma mentalidade pautada de longo prazo.

Resolvi concentrar minhas energias em duas coisas: fazer a empresa prosperar, e estudar. Sou mais uma vítima da avalanche de informações que nos assola. Por isso, resolvi montar um plano de estudos e aperfeiçoamento, e decidi iniciar pela leitura do livro "O Investidor Inteligente". Venho adiando e nunca leio, a falta de foco acaba me atrapalhando. Já comecei a ler, e vou colocar em um tablet encostado para me forçar a ler um pouco diariamente.

 Já peço desculpas se decepcionei alguém com essa atitude. Porém, preciso direcionar meus esforços para que pare de ser influenciado por conteúdos de baixa qualidade, e também aprenda a filtrar os ruídos que minam a vida do investidor médio. O plano de estudos deve me ajudar a trilhar um caminho mais consistente e assim saio desse limbo de "achismo" do qual me encontro.

Nos vemos por aí. Um grande abraço do titio Sirigueijo

12 comentários:

  1. Vai com tudo para cima dos projetos, Sr Siri!

    Qualquer coisa crie postagens sobre eles, algumas lições, será bem agregador também.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!

      Vou pensar sobre isso. Estou num momento que realmente estou precisando me dedicar bem mais, então preciso dar foco nos projetos, e tirar qualquer tipo de "obrigação" do caminho, como postar por aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Leia o livro "A Psicologia Financeira" melhor livro de 2020 e o melhor de finanças dos ultimos tempos. Vai te abrir muito a mente sobre renda variavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar bem dele, obrigado pela indicação. Estou lendo "O Investidor inteligente", melhor livro já escrito na área, segundo Warren Buffett.

      Excluir
  3. Só mudar para fechamento semestral ou anual. se quer ter mentalidade de longo prazo foque mais em postar seu orçamento que seu fechamento. Acho tbm mto desnecessario ficarem publicando fechamento mensal, seria muitop mais interessante acompanhar o orçado x realizado do pessoal que é isso sim que se pode controlar e nao o retorno do mercado. Fica a dica, nao large

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alargar o tempo pode fazer sentido, sim. Acho semestral bem razoável. Meu racional também vem evoluindo nessa linha, lidamos com renda variável, eu meio que migrei de acompanhamento de renda fixa e fiquei com isso na cabeça de que tem sempre que crescer, ainda mais a cada mês, período muito curto em renda variável. Não se encaixa como o pensamento de longo prazo.

      Posso definir metas anuais, e pronto, sem complicar. Vamos ver se final do ano consigo fechar em 3kk.

      Excluir
  4. uma pena, cara. Torço para que volte logo. abs e bons investimentos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez alargue a frequência das postagens, vamos ver. Só não vi mais sentido estar mais exposto em renda variável e ficar com uma expectativa de crescimento mês a mês.

      Excluir
  5. Concordo com o One,

    o que aprendemos aqui no blog é sempre relevante, então, caso curta a ideia, sempre estaremos aqui para ler sobre esses desafios que vem enfrentando e as lições aprendidas.

    abs.
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou trabalhando e aprendendo bastante no processo. Se tudo vingar ao menos em parte do que estou prospectando, trago pra cá. Poderia ser de alguma utilidade para quem desejar trilhar este caminho.

      Excluir
  6. Volte cara, nos atualize a cada 6 meses nem que seja. hug

    ResponderExcluir
  7. Pode ter certeza que continuaremos aqui para ler sobre esses novos aprendizados.

    Quero acreditar que este é um "até logo" então muito boa sorte, Siri!

    ResponderExcluir