sábado, 4 de julho de 2020

Atualização do patrimônio financeiro de Junho/2020

Nem acreditei, que já recuperei e superei o pico que tive antes da pandemia. Mas graças aos aportes poderosos que fiz também, então ainda temos chão pela frente.

Vida Pessoal


Ainda perdido no projeto "novo", Existe muita dependência das pessoas que já trabalhavam lá, muita informação voando.

Projeto que tenho mais autonomia, fiz uma substituição, pois um deles estava bem aquém. Valeu a pena, pois quem coloquei no lugar em pouco tempo já está fazendo bastante entrega. É difícil encontrar gente disponível, e também comprometida e boa tecnicamente. O time não é o que gostaria, mas é o que temos para o momento.

Me coloquei a meta de segurar de tocar projetos sem ser produto próprio, até encerrar este ano. Ano muito focado em trabalho, sem sair de casa. Como eu posso trabalhar de casa, faço a minha parte.

Não desisti de procurar trabalho lá pra fora, apenas estou postergando. Embora tenha trabalho dobrado e recebendo em nossa moeda, que vale muito menos que dólar ou euro, hoje possuo uma flexibilidade muito boa em questões de horários, então isso tem pesado muito.

Vida pessoal, mas só falando de trabalho, né? Isso porque falo que sou um "pouco" workaholic. Bom, minha relação com a família está melhor, mas estou bem tranquilo. Como fico a maior parte do tempo focado em trabalho e investimentos, acabo ficando muito mais na minha.

Fiz um seguro de vida visando me proteger em vida, pois acredito que minha família fique bem amparada caso eu venha a faltar. Já tive antes, mas mudou o objetivo, sendo que antes eu estava mais preocupado em assegurar capital caso viesse a faltar. Achei prudente para proteger parte do que possuo, pois não temos controle do que a vida nos coloca.

Finanças Pessoais


Finalmente a transferência de custódia foi feita, com um pouco de demora. Vi que foi a melhor coisa que fiz, pois quando fui fazer meu imposto de renda, os informes que me enviaram desta corretora vieram com dados errados, pude comprovar comparando com as cartas de informes que as próprias empresas em que sou acionista me enviaram.

Fiz uma venda parcial das ações de Locaweb (LWSA3) que incrivelmente andam subindo muito. Parece que elas se beneficiam de todo esse movimento digital provocado pela pandemia. Me ative a ficar abaixo dos 20k do mês para não pagar imposto de renda sobre o lucro. E ainda falando dela, eu fico contente de ter subido tanto, pois estou bastante comprado nela, comparando com a carteira de ações. Penso em fazer outra venda parcial no mesmo estilo neste mês. Coloquei a grana da venda deste mês em um CRA bom boa taxa, liquidez D+0 e indexado ao IPCA, e que já vejo possibilidade de sair com ágio no curtíssimo prazo. Este capital é para usar caso pinte alguma queda muito brusca de algo que desejo aumentar posição, ou algum novo papel, dos que acompanho. Esse papel foi o grande responsável pelo meu patrimônio se recuperar de maneira surpreendente.

Solicitei o resgate de um fundo multimercado D+30, para direcionar melhor algo que não tem visto justificativa em uma taxa de administração tão alta. Deixo ainda no Alaska Black, não vou sair perdendo, provavelmente.

Meu dever de casa está no quesito de exposição internacional. Ando pensando em iniciar colocando em índice, em específico no IVVB11, para começar. Também estou avaliando comprar alguns BDR's. Fiquei um pouco receoso de mandar grana pra fora e colocar direto numa corretora, nossa burocracia e fiscais colocam um monte de dificuldade e taxas. Provavelmente começarei a comprar quando o multimercado tiver sido compensado, e terei um vencimento de um CDB no mês de Julho, então terei bastante liquidez que já venho pensando em colocar minha estratégia de exposição internacional em prática.

Não poderia deixar de citar IRB, como andou caindo muito. Tá uma montanha russa, mesmo com a cotação lá embaixo. Mantenho posição, não vejo sentido me desfazer de um papel que me traria menos de 10k. Mentalizei que, se virar pó, não é esse dinheiro que vai me tirar o sono. Estou atento para comprar mais, isso sim.

Atualização do patrimônio financeiro


Não deixei nenhum stop loss, como relatei na última atualização, mas estabeleci alguns "mentais" dos papéis que exercem maior peso em minha carteira.

Vamos então ao que interessa. Fiz um aporte de 23k, o patrimônio subiu incrivelmente 155k brutos, como relatei muito impulsionado pela escalada espetacular de LWSA3. São 178k em um único mês de subida. Total de patrimônio bruto em 1 milhão e 814 mil reais.

Estou mais confiante de que chegarei este ano na meta dos 2kk. Claro que não posso esquecer que também graças aos aportes.


6 meses para o quê, mesmo? Pra ficar claro, para chegar em 2 milhões de reais. Se não tiver nenhuma surpresa desagradável, acredito ser perfeitamente possível. Tendo atingido, preciso comemorar. Aceito sugestões nos comentários.

14 comentários:

  1. Show de bola milionário.. Uma curiosidade, qual profissão é a sua mesmo? Ou você não fala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho na área de TI, focado em projetos de desenvolvimento de software. Faço tudo neste contexto, lido com análise, programação, gestão, implantação, automação. Fazer de tudo me ajuda muito a conseguir projetos e rendas muito acima da média.

      Excluir
  2. Comemoração com um belo de um churraaasco, bem abrasileirado, raiz e de respeito... Convidando todo o pessoal da finasfera!

    Sucesso, Sirigueijo, rumo ao 2kk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Bem capaz de fazer, gosto bastante de um churrasco. O anonimato não me permite fazer para os companheiros da finansfera, infelizmente. Faria com muito gosto, então me resta fazer com as pessoas mais próximas.

      Hoje respondendo ao comentário, bolsa entre 98 e 99k. Se o ânimo perdurar, junto com os aportes, acredito ser viável chegar em 2kk ainda este ano!

      Excluir
  3. Oi Milionário, também recuperei o patrimônio que tinha antes da queda de março. Basicamente vendi a renda fixa para comprar mais ações, e com isso, minha carteira recuperou mais rápido. Vamos ver se essa subida da bolsa irá continuar, se cair, estou preparada para fazer mais aportes rs. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você teve muito sangue frio, e a recompensa já chegou. Como costumo afirmar, eu precisava passar por um verdadeiro bear market para aprender a lidar melhor com o meu emocional. Eu fiquei paralisado e fiz poucas compras, espero e acredito que na próxima crise terei melhores condições de fazer mais compras. Muita força e obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Ótimo, estou buscando trilhar o mesmo caminho de vocês, ainda sou um filhotinho, perto de vocês. abraços e vamos tourinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é ser disciplinado. Desde minha primeira renda, eu já poupei. Custo de vida baixo, minimalismo e estoicismo. Aprender a investir melhor. É o conjunto da obra. Um abraço, e obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Fala milionário, você pretende tirar o pé do acelerador com quanto de capital?

    Sobre a venda parcial, eu faço isso também, muitas ações minhas subiram absurdo e eu fui fazendo o descasque daquelas que iam passado os meus limites, eu vendia e elas subia, eu vendendo e elas subindo hahaha, mas é assim mesmo, seguir a estratégia.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha meta deste ano é de 2 milhões. Se não tivermos nenhuma desagradável surpresa, acredito ser viável. Pretendo a partir daí, rever minha carteira de ações, e investimentos em geral. Colocar boa parte no bolso, e começar a direcionar mais para ações de qualidade e boas pagadoras de dividendos.

      Não se incomode de vender ações e elas subirem mais. Eu vendi LWSA3 mês passado, por uns 30 e poucos. Vendi este mês por 45 já estando em uns 48 no último fechamento de quando estou respondendo este comentário. Tem um axioma, que diz para vender cedo demais. Apenas sigo-o, e não me arrependo. Devemos tomar as atitudes conscientes e procurarmos ser racionais. Seguimos nossas próprias estratégias sem nos apegarmos a nada.

      Se ainda não leu, leia urgente "Os Axiomas de Zurique". Um abraço!

      Excluir
  6. Acompanho todo mês seus posts. Você não sabe, mas é uma inspiração. Continue, abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por este comentário! Vendo tantos blogueiros da finansfera desistindo, provavelmente porque se chatearam com o duro golpe que levamos neste ano, vejo que mesmo postando praticamente na atualização, de alguma maneira estou ajudando. Acredito que a maior satisfação dos blogueiros é ajudar, mesmo sem saber a quem.

      Muito obrigado, estimo o dobro, o triplo, e muito mais para você. Um abraço!

      Excluir
  7. Fala amigo blz parabéns pelos resultados te acompanho desde o ano passado, todo mês entre no blog pra acompanhar. Me tira uma duvida voce mora de aluguel ou tem seu imovel proprio e qual sua opinião? to na duvida de comprar ou continuar vivendo de aluguel.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar, e outro obrigado pelas felicitações.

      O imóvel é alugado, e nem pretendo comprar nenhum. Não tenho nenhum interesse em enraizar meu patrimônio. Isso se aplica à minha realidade, depende muito de como você encara, e do quanto valoriza a posse de um imóvel. Nem eu, nem ninguém, deveria recomendar o que fazer, isso é uma decisão sua. A única coisa que posso afirmar é: se você tem vontade de comprar, se está em seus planos de satisfação pessoal, compre. Cuidado se precisar financiar, o ideal é planejar para ao menos abater a maior parcela, se não tiver o dinheiro para pagar à vista.

      Excluir