domingo, 7 de janeiro de 2018

Atualização do patrimônio financeiro de Dezembro/2017

Andei sumido. Tomei a decisão de largar de mão né, então comecei a redirecionar meus estudos. Tenho estudado um bocado de coisa, pois pretendo abraçar uma área muito valorizada, tanto pelo mercado, quanto pelo contexto acadêmico.

Na verdade, larguei de fazer o que não gostava. Fiz um hard reset no quesito acadêmico, doa a quem doer. Tem algumas coisas bem interessantes e que carecem muito de aprofundamento. Quero formular um tema muito requisitado por ambos os contextos. Quando tiver novidades concretas, prometo que posto aqui.

Vida Pessoal


Iniciei uma série de exercícios funcionais, comprei alguns (poucos) cursos, fazendo alguns gratuitos para pagar por mais específicos. Estou dando realmente uma recalibrada em tudo. Por isso andei sumido nos blogs que costumava postar algo, e mal escrevi nos últimos daqui.

Continuo fazendo o curso de inglês, que fiz o tal plano anual. Estou me forçando a marcar mais aulas particulares, apesar de ficar ainda meio sem jeito para me desenrolar ao conversar com nativos. Já que não tenho condições de sair dessa latrina, meu plano é ficar melhor no quesito conversação para que trabalhe para gringos como home-office. Assim terei mais condições de administrar vida pessoal, trabalho e pesquisa.

Assunto que venho me informando, aproveitando a popularidade em torno dela, falo na seção a seguir. É algo que planejo extrair algum tema de pesquisa, mas nada de concreto. Tenho muito o que amadurecer.

Finanças Pessoais


Tenho me movimentado para abrir conta nas principais exchanges, quanto à cryptomoedas. Colocar algo lá que não vai me fazer falta, mas ainda com muito receio. Tenho visto muitos relatos de muita gente com transação presa, há semanas com grana depositada não confirmada. Interessante ver tanta gente relatando que está ganhando uma baba nesta categoria especulativa, é uma euforia que jamais presenciei. Isso se dá porque gente que nunca quis colocar grana em nada, está com expectativa de enriquecer rapidamente e achando que vai tudo sempre subir. Eu conheço gente que se arrebentou neste tipo de aposta.

Não há como negar que esse é o assunto da moda, e que tem muita gente fazendo grana fácil. Porém, sou muito cético quando vejo pessoas pulando degraus já querendo ganhar uma grana. Me parece que não passa de cassino, e não há nenhum viés fundamentalista, apenas notícias que movimentam as massas. Parecido com o mundo das ações, mas inundada de tanta gente que sequer sabe o que está fazendo. Não que em ações não hajam, mas o volume e a popularidade alcançadas atingiram patamares que eu nunca vi.

Não coloco minhas opiniões aqui ao ponto de desqualificar as cryptomoedas. Acho que possuem um potencial enorme, as altcoins estão seriamente ameaçadas pela Lightning Network, o que pode fazer o BTC disparar e estas caírem bruscamente. Porém, são crenças. Assuntos como blockchain também ganharam notoriedade neste mundo, o que nos traz maiores potenciais de buscar conhecimento. Acho que existirem moedas descentralizadas, movidas por P2P, e que foge do controle de governos e bancos, é extraordinário, e desejo muito que a contínua evolução destas moedas virtuais perdure.

Algo que me chamou atenção, porém potencialmente ameaçada pela Lightning Network

Bom, agora sobre os investimentos: continuo na distribuição 65% RF e 35% RV, sendo RV como fundos de ações e multimercados. Ações mesmo, me posicionando aos poucos em algumas que acredito ter futuro em hold. Mais à frente comentarei os planos. Vamos ver se este ano de 2018 conseguirei acertar mais.

Atualização do patrimônio financeiro


Aporte de 9k (contando parte do 13o) e bruto dos investimentos em 7k, totalizando em 1 milhão e 91 mil reais. Cheguei perto da marca de 1 milhão e 100 mil, mas estou satisfeito com meu desempenho de 2017.

Bom, nos vemos no ranking.


8 comentários:

  1. Fala Milionário.

    Pelo pouco que li você está fazendo ou pensando em fazer pós graduação.
    Faz um mês mais ou menos que eu venho pensando nisso, fazer um pós em uma faculdade "top" nem que seja à distância.
    Sou servidor público e volta e meia me pego pensando em sair do meu emprego, mas na iniciativa privada com uma graduação finalizada em 2010 e nenhuma especialização, acho que serei trucidado pela concorrência.

    Estava pensando em fazer numa faculdade top pra valorizar meu currículo e conseguir algum network "de qualidade" nem que seja a distância mesmo, moro em cidade pequena.
    Mas quando ví os preços.... Confesso que me desanimei um pouco.
    Será que realmente vale a pena?

    Tem gente que faz o curso superior, emenda especialização, mestrado etc e não tem quase nenhuma experiência de trabalho, isso já tenho minhas dúvidas se é bom.
    Enfim, o que pensa a respeito?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí saudoso anon.

      Estava fazendo, biquei. Pretendo definir outro tema, mas ainda é cedo para ter certeza se ainda desejo ou terei paciência para o meio acadêmico novamente.

      Sobre sua situação, depende muito de sua motivação em sair da zona de conforto. Se realmente quer encarar, tem que se mostrar um curioso e estudioso incansável, e saber que vai levar muito na cabeça. Dou toda a força para trilhar este caminho, acredito que deveria ser o cerne de cada um de nós. Mas se tiver algum resquício de dúvida, não arrisque.

      No geral, esqueça a academia, se seu viés é mercado. Ou faça algo para galgar melhores salários nas análises de títulos de futuros concursos ou no seu próprio emprego. Se deseja estudar sem almejar lucro financeiro, deseja dar aulas, se tornar pesquisador, ou enxerga uma vertente pró-mercado, vai fundo.

      Conheço muitos que fizeram MBA, mestrado, especializações, e nunca aplicaram os conhecimentos. A questão é definir se está realmente de encontro com sua leitura para o que planeja em seu futuro próximo. Tem que analisar friamente e sem deixar a emoção direcionar, na medida do possível.

      Agradeço eu comentário por aqui, espero ter contribuído em alguma coisa. Um abraço.

      Excluir
  2. Apareceu.....rs

    Cara muita coincidência, mas eu também estou desbravando uma nova área de estudos, que também está valorizada no mercado e no mundo acadêmico e que também poderá me abrir oportunidades de trabalhar para empresas estrangeiras mesmo continuando no Brasil. A "probabilidade" de estarmos iniciando na mesma área é grande hein....rsrs

    Voltando ao assunto, seu desempenho em 2017 foi muito bom sim. Parabéns!!!

    Eu tomei uns caldos do mercado nos últimos 2 meses (erros meus), mas consegui uma evolução global em 2017 de 27%.

    O milho grande está cada mês mais próximo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, andei sumido rs

      Desconfio que estamos falando da mesma área. É raro isso acontecer rs

      Agradeço as felicitações, e sua visita por aqui. Errar faz parte, o problema é persistir no erro e não aprender com eles. Parabéns pelo excelente desempenho em meio à tantas turbulências.

      Foco no sabugo, todos podem!

      Excluir
  3. Acho importante sempre aprender mais. Estudar inglês é fundamental.

    Abraço e feliz 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei um pouco pra entender sobre a fluência no inglês, mas antes tarde do que nunca. Aprendizado contínuo é o que nos faz adaptáveis e raros.

      Um abraço, feliz 2018 pra você também.

      Excluir
  4. Boas observações!
    Tb to precisando dar uma reviravolta na minha vida, nas prioridades, mas queria ser decidido como vc.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!

      Eu costumava ser decidido, mas essa pós nem foi ideia minha. Foi querer agradar quem julga ser importante e que atua pesado neste meio. Demorei pra entender que quem pondera sobre o que é melhor pra mim, sou eu mesmo, mesmo que muitos torçam o nariz.

      Desde que tomei esta decisão, demorada porém tomada, parece que estou recuperando minha identidade. Agora sou eu mesmo, como costumava ser, antes desta empreitada impensada. Aprendi que é muito mais efetivo traçar um caminho de encontro ao que entendo como coerente, não o que outros pensam. Hoje me sinto muito mais livre, é algo que não consigo descrever com palavras.

      Um abraço!

      Excluir