sábado, 4 de novembro de 2017

Atualização do patrimônio financeiro de Outubro/2017

Mês conturbado em vários aspectos. Não quero me alongar desta vez, serei extremamente objetivo.

Vida Pessoal


Tomei um duro golpe. Assumo parte da culpa, mas a outra fugiu de meu controle. Mas ao invés de ficar choramingando, estou usando o ocorrido para ponderar sobre que rumo seguir. A vantagem é que eu ganhei tempo para explorar outras áreas que já vinha querendo explorar, em aspectos puramente profissionais.

Em minhas andanças sobre investimentos, consegui conquistar mais duas pessoas relativamente próximas a trocarmos figurinhas. Embora sejam iniciantes e uma delas ainda precisa amadurecer o aspecto emocional como investidor, me sinto confortável em conversar sobre qualquer nível. Já sendo sobre este assunto, já fico feliz. Não apenas para passar minhas experiências, como também há casos de pessoas mais entendidas em outras áreas, que mantenho contato relativamente constante. Aprendo muito com todos.

Finanças Pessoais


Este será um post inédito desde que estreei o blog. Pela primeira vez, registrarei prejuízo em relação à atualização anterior. 



Isso ocorreu segundo os seguintes acontecimentos:

  • Vencimento de um LC. Tomei uma baita de uma paulada, superior à rentabilidade bruta mensal que venho registrando na média
  • Aumentei minha exposição em multimercados de maior risco, e ingressei em um fundo de ações. Tomei algumas pauladas, mas acredito que faz sentido, pois são longo prazo
No entanto, também resolvi me arriscar mais negociando ações. Para minha surpresa, minhas crenças deram certo, para ações da Magazine Luiza e da B2W. Fiquei de olho no setor de varejo, e aproveitei a incrível baixa que a suposta entrada da Amazon proporcionou. Consegui dinheiro suficiente para comprar um Playstation 4, e decidi desta vez me compensar pela grana que consegui. Estou de olho na Black "fraude" pra ver se acho realmente uma promoção que valha a pena.

Diante dos acontecimentos pensei: estou exposto mais em renda variável, o que mantenho em renda fixa passou a render bem menos, também motivado pela nova queda da Selic. Eu decidi surfar esta onda, e é o que parece fazer sentido neste momento do mercado.

"Mas seu Siri, vai passar a aportar menos? E os esforços de tantos anos? Não queria chegar aos 1 milhão e 100 mil no final deste ano? etc. etc. etc.

Com todo o respeito, lá vai o meu mais sincero


Cansei de me sacrificar. Preciso estabelecer um novo objetivo. Já me tornei milionário este ano, e foi algo que planejei quando completasse meus 40 anos. Ainda faltam alguns anos pra chegar lá.

Inclusive, estou me mexendo pra me agradar não apenas no quesito videogame. Liguei o foda-se mesmo.

Atualização do patrimônio financeiro


Aporte de 4.5k, rendimentos negativos, me fazendo chegar ao patrimônio bruto de 1 milhão e 65 mil reais.

Pra quem não planejava me alongar, até que escrevi demais. Fui.

14 comentários:

  1. Com primeiro milhão alcançado, agora rumo ao segundo milhão

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, parceiro! Vamos ver se essa minha estratégia de me expor melhor no mercado de renda variável vai me dar bons frutos.

      Um abraço!

      Excluir
  2. PArabens pelo seu patrimonio!!!! Após os 500k, o que conta mais é rentabilidade. Voce está bem demais!!!!! Tente equilibrar mais aproveitando a vida e aportando. Quem dera eu se estivesse já com esta quantia. Ajudaria meu pai com uma mesada dos rendimentos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Gari! Por isso mesmo resolvi me arriscar mais: já tenho uma rentabilidade "fixa" razoável, e o mercado está pedindo maior exposição em renda variável. Nesta pegada que estou procurando aproveitar mais o que a vida me proporciona.

      Chegar nesta quantia é uma questão de disciplina e determinação. Todo mundo pode se tornar milionário. Um abraço!

      Excluir
  3. Creio que está certo! Temos que nos recompensar de tempos em tempos conforme atingimos alguns objetivos intermediários. Eu tenho um objeto de 50k que me proporcionará 3k para gastar no que quiser, depois em 100k poderei gastar 6k e em 200k gastarei 12k. Tais valores já tem até destino previsto, um celular e tablet, depois uma moto e por fim trocar o carro... veremos como será.

    Desculpe a pergunta, mas está mais próximo dos 30 ou dos 40?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda a razão. O caminho de chegar ao grande sabugo, pra mim, foi muito ardiloso, principalmente porque estava tão determinado que não me preocupei em estabelecer recompensas. Hoje vejo que isso é muito importante, para manter a chama acesa.

      Estou mais próximo dos 40. Quando criei este blog, havia feito um cálculo de quando provavelmente alcançaria o milhão. Era de fato algo que chegaria entre 35 e 40 anos.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Kramba!!!

    Revoltou geral, calmae!?!?!

    Eu sei como são esses picos, tb estou nessa pegada, mas, como ainda faltam alguns meses para chegar ao milho grande, preciso me manter no ritmo.

    Convenhamos, tem horas que o foda-se é a melhor terapia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, revoltz total!

      Sim, eu não mando um foda-se com propriedade há muito tempo. As coisas casaram para finalmente entender que agora é o momento!

      Mas não se preocupe, que é calculado. Não vou sair apostando por aí tudo o que demorei e me sacrifiquei para alcançar. Vou me agradar, algo que deveria ter feito há mais tempo, e observar o que minha exposição em renda variável irá me proporcionar.

      Mantenha o ritmo que o grande sabugo está logo ali!

      Excluir
  5. Sempre bom achar pessoas para discutir sobre investimentos. Isso me faz uma falta danada "na vida real".

    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei mais adeptos para trocar ideias sobre investimentos, mas será sempre minoria.

      Valeu por me adicionar, te adicionei também, dá uma conferida!

      Abraços!

      Excluir
  6. Estou nessa mesma pegada, quarentão. Curtir mais, me estressar menos.

    Abs.,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô nessa também, e agora me pergunto pra quê tanto sofrimento antes.

      Abs!

      Excluir
  7. Faz muito bem ligar o foda-se. Aproveite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje percebo isso com uma clareza, como nunca percebi. Antes tarde do que nunca.

      Excluir