segunda-feira, 1 de maio de 2017

Atualização do patrimônio financeiro de Abril/2017

E lá vamos nós para mais uma atualização!

Vida pessoal


Ainda não procurei absolutamente nada para melhorar profissionalmente, pois permaneço "preso" à pós-graduação. Para compensar isso, tenho procurado me dedicar bastante no escritório, e minha impressão é que o que venho desempenhando tem tido um bom destaque e constantes desafios, mesmo que ainda dentro de assuntos que já possuo uma experiência considerável.

Não joguei absolutamente nada de videogame, venho pensando em comprar o PS4. Mas comprar agora irá minar o cumprimento da minha pós-graduação. Isso é uma prisão, preciso sair dela!

Não li nenhum livro, tampouco o que recomendei na última postagem.

Trazendo a categoria de atividades físicas pra cá, pois decidi o que fazer e estou cumprindo razoavelmente. Experimentando opções e entre manhã e noite, achei melhor de manhã, já que acordo cedo antes de todos. Assim, cumpro com minha cota diária. Decidi começar com as caminhadas, quem sabe volte a correr daqui a alguns meses... Para me policiar, colocarei a fração de dias caminhados / dias do mês e, para começar, determino que devo ao menos procurar cumprir 2/7 de caminhada por semana.

Este mês a conta foi: 25/30, ou 5/6, pois iniciei dia 3, já tendo desperdiçado os dias 1 e 2. Também por mera displicência teve dias após o dia 3 que não cumpri.

Preciso encontrar um hobby, mas depois que acabar a pós, ou ela acabar comigo.

Fiz o imposto de renda, finalmente. Parece que terei uma restituição pequena, se não cair na malha fina. Vamos aguardar. Preciso me organizar para entregar logo ano que vem, para assim ser restituído mais cedo. Porém, vou procurar me informar, pois parece que quanto mais tarde lhe pagarem, mais juros incidem. Dizem que incide a taxa SELIC, mas ao meu ver parece que rendeu bem mais que ela. Recebi essa grana extra e acima do que esperava, então estou com a bufunfa 😎

Finanças pessoais - retrospectiva e planos para o curto prazo

O tão sonhado e esperado

Desde o início da jornada, não fiquei um único mês sequer sem aportar, aportes pífios e expressivos, porém mantendo a disciplina. Sempre reavaliando e remanejando os investimentos. Tomei muitos tombos, ganhei dinheiro também. Fiz investimentos que hoje considero questionáveis, mas fizeram parte de meu próprio aprendizado.

Posso escrever com todas as letras que o que considero hoje categorias ruins de investimento, foi porque eu mesmo acreditei e me senti enganado quando descobri a realidade. Quando me dava por conta, o impacto era tão grande que imediatamente tratava de me desfazer, mesmo que no momento representasse perda de capital relevante. Para mim, se manter em investimento para não perder tanto, significa perder oportunidades melhores em dar melhores destinos com aquele dinheiro.

Hoje, avaliando a mudança na estratégia deixando a bola de neve agir, percebo que minha entrada em fundos multimercados foi acertada como uma preparação para uma maior exposição em renda variável. Também andei lendo sobre operar de maneira independente, pois aparentemente com boas análises, paciência e sorte, é possível ganhar dinheiro na bolsa. No entanto, isso exige muita dedicação e abrir mão de certa maneira da minha carreira. Li algumas coisas sobre que fundos são meio que terceirizar a responsabilidade por cuidar do seu próprio dinheiro, inclusive.

Esse tipo de afirmação não me convenceu pelos seguintes motivos: não desejo dispor de tanto tempo (pelo menos por enquanto) para me dedicar à fundamentos e (talvez) análise gráfica. Posso abrir mão de possivelmente ganhar mais, desde que pudesse me dedicar de corpo e alma, algo que não pretendo. Hoje entendo que depositar em "terceiros" não é algo tão ruim assim, desde que sejam pessoas que vivam pra isso, sejam profissionais renomados e não orientados à cumprir metas de bancos ou corretoras, e que possuam estratégias alinhadas com o que almejo e com o nível de risco que me permito. Fundos não apenas de multimercados, quanto de ações, vão de encontro direto à esta avaliação.

Atualização do patrimônio financeiro


Fiz um aporte de 4k, devido à algumas despesas desde o mês passado, porém o pior passou. Eu passaria raspando na meta do milho grande, pois com a rentabilidade bruta de 7k, proveniente de mês mais curto, dois feriados, fiz um movimento na bolsa que infelizmente fui mal sucedido. Então, chegou a hora de usar a carta na manga!

Eventualmente os funcionários de onde trabalho podem receber o salário antecipado (nem sempre) e este calhou de ser o mês onde os funcionários podem optar. Para fechar a meta com chave de ouro, iria optar pela primeira vez em receber a antecipação, por pura vontade de sacramentar a meta.

Como recebi a restituição e veio um valor acima do que eu esperava, pra fechar certinho o grande e glorioso milho, aportei mais 2k desta grana, então não precisei pegar este adiantamento. Tinha outra carta na manga, mas não tinha como contar com essa 😏

Entããããooooooo... Fruto de muito sacrifício e disciplina, fechando esta atualização com nada mais, nada menos que


É isso aí soldados do milhão, sou agora mais um privilegiado que conseguiu! Agradeço à todos que me apoiaram nesta jornada, conhecidos, amigos, familiares e anônimos, mesmo sem saberem ou que me plenejei e possuo tal patrimônio, ou minha identidade para os anônimos da blogosfera.

Nos vemos no ranking!

8 comentários:

  1. Parabéns Milionário aos 40...... Espero chegar nestes número.........

    ResponderExcluir
  2. Com paciência e resiliência, todos nós podemos! Obrigado pelas felicitações!

    ResponderExcluir
  3. Opa Milionario.

    Tenho 40 mas longe de ser milionario, estou na luta.
    Parabéns.

    Abs.
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo EQRP. Nunca é tarde, já a percepção e atitude são o que mais importam nesta tão relevante conquista, não importa a idade.

      Abs!

      Excluir
  4. muito legal atingir essa marca...
    espero chegar lá ainda nos meus 30 e muitos! rs

    abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é uma questão de estabelecer metas. Tenho certeza que você também! Todo mundo pode se tornar um milionário ;)

      Excluir