sábado, 30 de julho de 2016

Atualização do patrimônio financeiro de Julho/2016

Salve, salve.

Mês de Julho foi tenso no acompanhamento de rentabilidades, a maioria dos investimentos é baseada no IPCA. Tanto em Junho quanto Julho este índice não cresceu tanto, contribuindo para um aumento tímido.

Outro fato que contribuiu foi que houveram duas distribuições de proventos de debêntures, o que resultou em mais dinheiro em conta corrente e abatimentos de IR. Precisei remanejar grana de poupança e alocar junto com capital em conta corrente em outro investimento, para potencializar um pouco mais os rendimentos.

Ainda assim, pude contar com um aumento de patrimônio bruto de 8k, mas foi bem rente. No penúltimo dia útil que pude contabilizar, o que normalmente acontecia faltando quatro ou até cinco dias úteis. Tivemos 21 dias úteis em Julho, depende também da quantidade de dias úteis em um mês, claro. Para fazer frente ao acúmulo de capital e projetando que agosto talvez o crescimento possa ser menor ainda, aportei 5k. Mas não me apertei conforme relatei aqui, pois este mês acabei conseguindo uma (pequena) grana extra e não prevista, oriundo de um trabalho pontual que havia feito e finalmente me pagaram. Patrimônio bruto registrado: 869k. Faltam 31k para a meta!



Tenho percebido de uns tempos pra cá que tem sido cada vez mais difícil encontrar investimentos de renda fixa mais atrativos, como via ano passado. Procurei em algumas corretoras, e comprovei que tem sido difícil em todas elas. LCI, LCA, Tesouro: tem sido difícil dosar rentabilidade e vencimento, pois não desejo imobilizar (comum no Tesouro) até 2035 por exemplo. Procuro manter os prazos em um horizonte máximo de 5 anos.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário