quarta-feira, 1 de junho de 2016

Atualização do patrimônio financeiro de Maio/2016

E ae,

subida de patrimônio condizente com o esperado. Tive uma surpresa desagradável da Receita Federal, pois meu contador (deveria ser trabalho dele, ô raça que vou te contar, generalizando) não me informou de um imposto devido de 2012. Então, tome multa que paguei no final do mês. Mesmo assim, consegui me segurar.

Analisando com calma, não me pareceu ser uma boa estratégia aplicar em um investimento atrelado ao CDI, conforme postei mês passado. Por isso, até mesmo para estrear, apliquei no Tesouro Direto, atrelado à inflação mesmo. Afinal, é mais arriscado uma instituição bancária falir em comparação com o governo, mesmo que os acontecimentos atuais não demonstrem isso.

Aporte de 4k, rentabilidade bruta de 8k (foi um pouco mais, fica como crédito para mês que vem). Patrimônio bruto oficial: 842k. Mês que vem, se tudo transcorrer normalmente, terei cumprido 85% do esforço, parando para pensar isso é impressionante.

Tem uma coisa que tem me incomodado um pouco. Tenho feito um esforço enorme para aportar, fico com pouco dinheiro em conta corrente, e me seguro. Acho que isso vem mexendo no meu psicológico. Eu sempre acabo me privando neste esforço contínuo de me tornar milionário. Sei que chegarei ao milhão aos 40 facilmente, mas as metas anuais que eu estabeleço acabam me privando. Fazendo contas:

900 - 842 = 58k remanescentes, temos 7 meses pela frente. Levando em consideração sendo pessimista com uma rentabilidade bruta mensal de 8k, para chegar à meta:

Opção 1: aportes apertados de 5k + 8k = 13k por mês. 13*4 = 52 + (Outubro) aporte de 5k + ~ 3 dias, início de Outubro

Opção 2: aportes moderados de 4k + 8k: 12k por mês. 12 * 5 = 60, final de Outubro

Opção 3: aportes folgados de 3k + 8k = 11k por mês. 11 * 5 = 55 + (Novembro) aporte de 3k, início de Novembro

Opção 4: aportes v1da l0k@ de 2k + 8k = 10k por mês. 10 * 5 = 50 + (Novembro) aporte de 2k, faltando 6k de rendimentos: meio/final de Novembro

Opção 5: aportes balinha do mal de 1k + 8k = 9k por mês. 9 * 6 = 54 + (Dezembro) aporte de 1k, faltando (editado a partir daqui, me enganei para esta opção) 3k de rendimentos: início/meio de Dezembro

Opção 6: o patrão ficou maluco (sem aportes) 8k por mês. 8 * 7 = 56k, bate na trave. Mas esperando 13o salário e restituição do IR, fecho o ano na meta.

Pensarei, guerreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário